AS CONTRIBUIÇÕES DA HORA DO CONTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: COMPARTILHANDO IDEIAS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.515Resumo
É de saber notório que os contos fazem parte do imaginário infantil sendo relevante trabalhar essa ideia na formação inicial de professores, a fim de atrair as crianças para o universo da literatura e, por conseguinte, trabalhar a imaginação e criatividade, dessa maneira, ajudar na formação de novos leitores. Partindo desse pressuposto, o presente projeto vem compartilhar uma experiência pedagógica desenvolvida com os alunos do 2° ano do Curso Normal do Instituto Estadual de Educação Ponche Verde. O projeto intitulado: Hora do conto: contar, ensinar e (re) encantar se trata de uma proposta colaborativa iniciada no ano de 2015 e se estende até o presente ano. O trabalho tinha o intuito de refletir sobre as práticas de leitura e a hora do conto na sala de aula; construir o painel de exposição das produções das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso Normal; Contar histórias para os alunos da educação infantil e anos iniciais, bem como, buscar o trabalho colaborativo das professoras titulares mediante a aplicação da ficha de acompanhamento atividades sobre as histórias. O trabalho foi organizado através da construção de um painel para expor os trabalhos das crianças a partir das histórias contadas pelos alunos do Curso, confecção de fantoche, palitoche, dedoche. Dessa forma, o contar histórias agregou não apenas os clássicos infantis, mas que abordassem temas relativos a valores e habilidades vivenciados pelas crianças e, também, a cultura regional. Nesse sentido, foi realizada hora do conto desde a educação infantil aos anos iniciais de nossa escola com as mais variadas formas de proporcionar a interação das crianças. Após a hora do conto, busca-se um trabalho em conjunto com as professoras titulares através do preenchimento de uma ficha de aplicação.. O projeto não ficou restrito ao âmbito da escola, alçando voo, criamos a hora do conto itinerante em outras escolas do nosso município, incluindo, também, a Associação Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Com efeito, o projeto demonstrou a necessidade de reflexão acerca de práticas pedagógicas diferenciadas relacionadas à leitura, resgatando a hora do conto num momento alegre e agradável e, da mesma maneira, criar desde a tenra idade o hábito de leitura.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença