RECURSOS TECNOLÓGICOS EM CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA ALUNOS SURDOS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.1.2016.%25p.497Resumo
Dados da Organização Mundial da Saúde (2011) mostram que 14,8% de brasileiros possuem problemas ligados à audição, com indício de aumento. Essa situação determina que diariamente enfrentem o desafio de interagir com as demais pessoas, que não são surdas, muitas vezes até mesmo os seus próprios familiares (SANTANA, 2007). A leitura labial e a expressão em LIBRAS surgiram como formas para amenizar as dificuldades de comunicação, e evitar que se isolem em grupos, pois exploram a visão, que constitui a primeira ferramenta utilizada na busca da comunicação (FEBRABAN, 2006). O reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como língua oficial da República Federativa do Brasil (Lei no 10.463/2002), contribuiu para inclusão social do surdo, pois propiciou visibilidade social a esse grupo minoritário linguístico e permitiu, por força da lei, que fossem oficializadas ações que antes ocorriam de modo informal. Em conjunto com a tecnologia digital, possibilitou um novo caminho para a transmissão do conhecimento de forma prática e atraente e a expressão da identidade e da cultura surdas no espaço virtual. Atualmente estão disponíveis tecnologias digitais que contribuem como um excelente meio de aprendizagem, participação social e ampliação do exercício da cidadania. A tecnologia possibilita que, embora o surdo esteja inserido em uma sociedade que utiliza a língua oral, também esteja ligado a espaços e pessoas que se comunicam em LIBRAS. Portanto, o objetivo da utilização dos recursos tecnológicos foi facilitar o processo de ensino-aprendizagem de alunos surdos de escolas de educação básica de Pelotas, no curso de capacitação em técnicas histológicas em LIBRAS, através de ferramentas que explorem a visão e estimulem o aprendizado.Downloads
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