Transparência de informações on-line disponibilizadas pelos institutos e universidades públicas do Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.188-204.1757Palavras-chave:
Transparência pública, Divulgação, PortaisResumo
Os portais eletrônicos são mecanismos muito utilizados nas Instituições de Ensino Superior (IES), pois permitem o compartilhamento de dados e informações, não só à comunidade acadêmica como também, a toda a população. Considerados meios que possibilitam organizar informações de maneira adequada e objetiva, esses portais facilitam a administração e o gerenciamento institucional. Assim, este estudo teve como objetivo comparar o Índice de Divulgação das Universidades Federais (IndexDUF) obtido pelos Portais Eletrônicos dos Institutos e Universidades Públicas do Rio Grande do Sul. Para tanto, avaliaram-se os portais eletrônicos de onze instituições gaúchas, identificando a presença de informações relacionadas a cada uma das 11 categorias que compõem o IndexDUF. A categoria mais divulgada refere-se às Atividades acadêmicas (extensão), com média geral de divulgação de 90,91%. A categoria mais divulgada por Institutos Federais (IFs) corresponde à Participação Eletrônica, e a mais divulgada pelas Universidades Federais (UFs) está relacionada às Atividades acadêmicas (extensão). Entre as menos divulgadas, estão às Características da Informação Financeira e Informação de Responsabilidade Social. A partir das análises dos resultados, conclui-se que a quantidade máxima de itens divulgados foi de 128, pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), sendo que as instituições divulgaram, pelo menos, 97 dos 139 itens avaliados.
Downloads
Referências
AGOSTINETO, Raquel Crestani; RAUPP, Fabiano Maury. Prestação de contas por meio de portais eletrônicos: um estudo em câmaras municipais da grande Florianópolis. Revista Universo Contábil, Blumenau, v. 6, n. 3, p. 64-79, jul./set. 2010.
BRASIL. Lei de Acesso à Informação. Lei ordinária n.º 12.527, de 18 de novembro de 2011. Presidência da República. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Brasília, 2011. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/lei/l12527.htm>. Acesso em: 01 abr. 2019.
CATÓLICO, Diego Fernando. Revelación y divulgación de información financiera y no financiera das universidades públicas en Colombia. Revista da Facultad de Ciencias Económicas. Nueva Granada, v.20, n.1, p.57-76, jun. 2012.
DAVOK, Delsi Fries. Qualidade em educação. Revista Avaliação da Educação Superior, Campinas, v.12, n.3, p.505-513. 2007.
DIXON, Keith; COY, David; TOWER, Greg. External reporting by New Zealand Universities 1985-1989. Improving accountability. Financial Accountability and Management, New Jersey, v.7, p.159-178. 1991. Disponível em: <https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1468-0408.1991.tb00348.x>. Acesso em: 05 abr. 2019.
FARACO, Bruno Pereira. Transparência das Informações Públicas nos Portais das Instituições Federais de Educação Profissional da Região Sul do Brasil. 2015. 123 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento e Governança Pública) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2015.
FARIA, Maria José da Silva. Tipos de divulgação da informação financeira e não financeira de responsabilidade social empresarial. Cadernos EBAPE.BR, Rio de Janeiro, v. 15, n. 9, p. 534-558, set. 2012.
INDOLFO, Ana Celeste. Políticas de informação, comunicação e inovação em serviços de sistemas de saúde. In: CUNHA FJAP.
LÁZARO, CP.; PEREIRA, HBB. Conhecimento, inovação e comunicação em serviços de saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2014.
KON, Anita. Responsabilidade social das empresas como instrumento para o desenvolvimento: a função da política pública. Planejamento e políticas públicas, [s. l.], v.1, n. 41, p. 45-88, jul./dez. 2013.
LIMA, Aline Ferreira et al. A importância do ensino, pesquisa e extensão da formação profissional. In: JORNADA IBERO-AMERICANA DE PESQUISAS EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS E EXPERIÊNCIAS INTERDISCIPLINARES NA EDUCAÇÃO, n. 2. 2017, Natal. Anais eletrônicos... Natal: Even3, 2017. Disponível em: <https://even3storage.blob.core.windows.net/anais/53150.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2019.
MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de marketing: uma orientação aplicada. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012.
MELO, Douglas Arrais. Transparência da informação pública: uma avaliação de sítios eletrônicos de universidades federais brasileiras. 2019. 128 f. Dissertação (Mestrado em Administração Pública em Rede Nacional) - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019.
MOLINA, Letícia Gorri. Portais corporativos: tecnologia de informação e comunicação aplicadas à gestão da informação e do conhecimento em empresas de Tecnologia de Informação. 2008. 211f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual Paulista, Marília, 2008.
MONTEIRO, Alessandra. Aferição do grau de cumprimento às obrigações de transparência ativa constantes da Lei de Acesso à Informação por Universidades Federais do Brasil. 2014. 68f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração Pública) - FGV - Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, 2014.
OLIVEIRA, João Ferreira de; FONSECA, Marília; AMARAL, Nelson Cardoso. Avaliação, desenvolvimento institucional e qualidade do trabalho acadêmico. Revista educar. Curitiba, v. 1, n. 28, p.71-87, 2006.
PESSÔA, Iury da Silva. Determinantes da Transparência das Universidades Federais Brasileiras. 2013. 175 f. Dissertação (Mestrado em Gestão Pública) – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2013.
PESSÔA. Iury da Silva et al. Determinantes da transparência das universidades federais brasileiras: Uma Análise Empírica no ano de 2013. Revista de Gestão e Contabilidade da UFPI, v. 5, n. 2, p. 97-114, 2018.
PLATT NETO, Orion Augusto; CRUZ, Flávio da; VIEIRA, Audí Luiz. Transparência das contas públicas: um enfoque no uso da Internet como instrumento de publicidade na UFSC. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, v.1, n. 5, p.135-146, 2006. Disponível em: . Acesso em: 06 abr. 2019.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
RODRIGUES, Georgete Medleg. Indicadores de “transparência ativa” em instituições públicas: análise dos portais de universidades públicas federais. Liinc em Revista, Rio de Janeiro, v.9, n.2, p. 423-438, novembro 2013.
ROSARIO, Arturo Haro de; PÉREZ, María del Carmen Caba; CAÑADAS, María del Mar Sánchez. La transparencia de información online: El caso das top 100 universidades del mundo. In: Congresso AECA, 26., 2011, Granada. Anais eletrônicos... Disponível em: <http://www.aeca1.org/pub/on_line/comunicaciones_xvicongresoaeca/cd/31g.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2019.
TOMEI Patrícia A. Responsabilidade social de empresas: análise qualitativa da opinião do empresariado nacional. Revista Administração de Empresas, São Paulo, v. 24, n. 4, p. 1-14, out./dez. 1984.
ZÉMOR, Pierre. As formas da comunicação pública. In DUARTE, Jorge (org.). Comunicação Pública. São Paulo: Atlas. 2009.
ZORZAL, Luzia. Transparência das informações das universidades federais: estudo dos relatórios de gestão à luz dos princípios de boa governança na administração pública federal. 2015. 197 p. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Universidade de Brasília, Programa de pós-graduação em Ciência da Informação, Brasília, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.