Estudo das práticas pedagógicas na educação de jovens e adultos nas escolas de Livramento/RS
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.22-39.1588Palavras-chave:
Evasão escolar, EJA, Prática pedagógica, Pedagogia crítica.Resumo
Este trabalho é resultado de um projeto de intervenção, motivado pelo combate à evasão escolar de alunos da EJA - Educação de Jovens e Adultos nas escolas de Sant’ana do Livramento/RS. O caminho metodológico está baseado em uma investigação diagnóstica e em um projeto de intervenção, no qual educadoras da EJA frequentaram, este visando à reflexão de práticas pedagógicas específicas para esta modalidade de ensino. A perspectiva teórica recorre a análises da pedagogia crítica freireana, voltada para a educação popular, passando por questões socioculturais que influenciam diretamente no desempenho dos educandos. O resultado vislumbra que o combate aos altos índices de evasão, passa por um processo de transformação das práticas de ensino e aprendizagem que percebam nos educandos peculiaridades de uma trajetória rica das experiências já vividas. Só assim a EJA cumprirá, não só o papel formativo, mas também uma educação de caráter transformadora e libertária.Downloads
Referências
BEISIEGEL, Celso Rui. Paulo Freire. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana, 2010.
BELLO, José Luiz de Paiva. Movimento Brasileiro de Alfabetização - MOBRAL. História da Educação no Brasil. Período do Regime Militar. Pedagogia em Foco, Vitória,1993. Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/heb10a.htm>. Acesso em: 12 de abril de 2014.
BRASIL. Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Censo 2010.
BRASIL. MEC. Educação Para Jovens e Adultos – Ensino Fundamental. Proposta Curricular, 10 Segmento
BRASIL. MEC. Resolução n04, de 13 de julho de 2010. Define Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Básica. D.O.U. 14/7/2000, seção I, p.824.
BRASIL. MEC. CURY, Roberto Kalil. Relator do Parecer CNE/CEB 11/2000. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos.
CAGGIANI, Ivo. Monografia de Sant’Ana do Livramento. Sant’Ana do Livramento/RS: Edigraf, 1990.
CAGGIANI, Ivo. Coleção Cadernos de Sant’Ana. Sant’Ana do Livramento/RS: Edigraf, 1995. Caderno nº1.
CENPEC – Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária. Aceleração de estudos: enfrentando a evasão no ensino noturno.
São Paulo: Summus, 2001.
CORRÊA, Arlindo Lopes. Educação de massa e ação comunitária. Rio de Janeiro: AGGS/Mobral, 1979. 472p.
ESTEBAN, Maria Teresa. A avaliação no cotidiano escolar. 2ªed. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia – Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra. 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
FREIRE, Paulo. Política e educação. 5ª. Ed. São Paulo: Cortez, 2001.
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não. Cartas a quem ousa ensinar. 10ª ed. São Paulo: Olho D’água, 1993.
FREIRE, Ana Maria Araújo. Conscientização: teoria e prática da libertação – uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979ª
FREIRE, Ana Maria Araujo & SHOR, Ira. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 3ªed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José Eustáquio (Org.). Autonomia da escola: princípios e propostas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GRAMSCI, Antonio. Um texto de Gramsci, publicado no Jornal L’Ordine Nuovo (ano I, n.3, 20 dez 1919). Org. por Valentino Gerratana e Antonio A. Santucci. Turim: Einaudi, 1987, p. 361-2.
LIRA, Alexandre Tavares do Nascimento. Reflexões sobre a legislação durante a ditadura militar. Artigo publicado na edição nº36 de junho de 2009. Disponível em http://www.historica.arquivoestado.sp.gov.br/matérias/anteriores/edição36/materia01 Acessado em 3/01/2014.
MARIN, A. J. Educação Continuada: Introdução a uma análise de termos e concepções. Cadernos CEDES n. 36, Papirus, 1995.
MELLO, Paulo Eduardo Dias de. Um novo olhar sobre a produção didática da EJA: as produções do meio escolar. Disponível em: http://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/246/211 Acessado em 15/10/14.
MOREIRA, Antônio Flavio B. Currículo e controle social. In: Teoria e Educação n05. Porto Alegre: Pannonica, 1992.
NÓVOA, António. Os professores na Virada do Milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Artigo na Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.25, no 1, p.11-20, jan/jun.1999.
NÓVOA, António. Professor se forma na escola. Entrevista à Revista Nova Escola, edição 142, maio 2001.
NÓVOA, António. Professores – imagens de um futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
RIBEIRO, Vera Maria Massagão (Coord.). Educação para Jovens e Adultos – Ensino Fundamental. Proposta Curricular – 1º Segmento. 3ª Ed. São Paulo/Brasília: MEC, 2001.
RODRIGUES, Rosane & COUTINHO, Eduardo. Desatando e atando nós: uma técnica para grupos. Rev. Bras. de Psicodrama (online). 2009. vol.17, nº2.
RIBEIRO, W e ROCHA, J.M. Livramento: uma cidade com turismo sem turistas. In.: Anais do VII Seminário de Pesquisa em Turismo do Mercosul. Turismo e Paisagem: uma relação complexa. Mestrado em Turismo, UCS, 2012. Disponível: https://www.ucs.br/site/midia/arquivos/livramento_uma_cidade.pdf.
SANTOS, Milton. Da totalidade ao lugar. São Paulo: EDUSP, 2005.
SAVIANI, Demerval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre educação e política. São Paulo: Cortez e Autores Associados, 1983.
VIEIRA, David Gueiros. Método Freire ou Método Laubach? Mídia Sem Máscara.
Disponível em: www.midiasemmascara.org/artigos/educacao/12993-metodo-paulo-freire-ou-metodo-laubach.html. Acessado em 11/11/13.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.













Esta obra está licenciada com uma Licença