Concepções de um grupo de professores de ciências de escolas públicas de Pelotas/RS sobre ensino experimental

Gabriela Soares Traversi, Vitor Hugo Borba Manzke, Rita Helena Moreira Seixas, Valmir Heckler

Resumo


Neste trabalho discorremos sobre a investigação realizada no ambiente de escolas públicas localizadas no município de Pelotas/RS, em relação ao ensino experimental. Diversos pesquisadores têm desenvolvido pesquisas que tratam do ensino de ciências e a importância da experimentação neste contexto. Entretanto, em meio aos professores do ensino básico a experimentação parece estar aquém do potencial existente no ambiente escolar. Isso nos estimulou a conhecer o que professores deste nível de ensino, entendiam sobre o ensino experimental como estratégia didática para o estudo das ciências da natureza. Após vivenciarmos o ambiente investigado e levantados dados junto aos professores envolvidos no projeto vimos que existe espaço para ampliarmos as discussões sobre a importância da experimentação em sala de aula, visando romper com protocolos engessados, rígidos utilizados atualmente pelos professores. Para que se torne possível este novo ambiente é necessário que os professores ampliem seus conceitos sobre a experimentação e a diversificação das suas atividades, estimulando a criatividade de seus alunos.


Palavras-chave


Experimentação; Ensino de Ciências.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.69-78.1396

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