A construção de uma prática pedagógica a partir do conhecimento familiar sobre plantas medicinais

Autores

  • Cristiana Holz Fischer IFSul - CaVG
  • Elisabeth Regina Tempel Stumpf IFSul - CaVG
  • Marcio Paim Mariot CaVG-IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.56-68.1386

Palavras-chave:

Material de apoio, Plantas medicinais, Ensino de Ciências.

Resumo

Metodologias de ensino precisam despertar o interesse e a participação dos alunos, utilizando suas experiências para alcançar uma aprendizagem significativa. Com esse foco, o trabalho visou o desenvolvimento de material didático para o ensino de plantas medicinais na disciplina de Ciências, do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da valorização da cultura local, conectando família e escola. Foram realizadas entrevistas com familiares de alunos a respeito do uso de plantas medicinais. A partir das respostas obtidas e das pesquisas realizadas em grupo, foi elaborado um livro, apresentando e descrevendo o uso de 54 plantas medicinais. O livro serviu para o aprendizado de plantas e suas partes e subsídio para outros conteúdos. A elaboração de material didático com o envolvimento ativo dos alunos e com a valorização da experiência familiar contribuiu para a efetiva construção de conhecimentos no ensino do conteúdo de plantas medicinais da disciplina de Ciências.

Biografia do Autor

Cristiana Holz Fischer, IFSul - CaVG

Aluna Especialização

Downloads

Publicado

2019-05-24

Como Citar

Fischer, C. H., Stumpf, E. R. T., & Mariot, M. P. (2019). A construção de uma prática pedagógica a partir do conhecimento familiar sobre plantas medicinais. Revista Educar Mais, 3(1), 56-68. https://doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.56-68.1386

Edição

Seção

Artigos