A construção de uma prática pedagógica a partir do conhecimento familiar sobre plantas medicinais

Cristiana Holz Fischer, Elisabeth Regina Tempel Stumpf, Marcio Paim Mariot

Resumo


Metodologias de ensino precisam despertar o interesse e a participação dos alunos, utilizando suas experiências para alcançar uma aprendizagem significativa. Com esse foco, o trabalho visou o desenvolvimento de material didático para o ensino de plantas medicinais na disciplina de Ciências, do 6º ano do Ensino Fundamental, por meio da valorização da cultura local, conectando família e escola. Foram realizadas entrevistas com familiares de alunos a respeito do uso de plantas medicinais. A partir das respostas obtidas e das pesquisas realizadas em grupo, foi elaborado um livro, apresentando e descrevendo o uso de 54 plantas medicinais. O livro serviu para o aprendizado de plantas e suas partes e subsídio para outros conteúdos. A elaboração de material didático com o envolvimento ativo dos alunos e com a valorização da experiência familiar contribuiu para a efetiva construção de conhecimentos no ensino do conteúdo de plantas medicinais da disciplina de Ciências.


Palavras-chave


Material de apoio; Plantas medicinais; Ensino de Ciências.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.15536/reducarmais.3.2019.56-68.1386

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                                                      Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref   Logotipo do Latindex