Mapeamento das publicações em Química na Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (RBPEC) de 2014 - 2018
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.2.2018.%25p.1236Palavras-chave:
Conhecimento científico, química, bibliometria, mapeamentoResumo
A Bibliometria, através do mapeamento, traz contribuições sobre a atividade científica, em relação às publicações, buscando quantificar os processos de comunicação escrita. O trabalho tem como objetivo realizar um mapeamento das produções científicas em Química nos artigos publicados na revista RBPEC, do período de 2014 a 2018. Trata-se de um estudo quantitativo e descritivo, através da busca na revista científica RBPEC, por artigos com a palavra “Química” em seus títulos, e a análise das palavras chave, título e resumo. Utilizou-se a lei métrica da bibliometria: Lei de Zipf. Contabilizou-se como temas mais abordados a CTS; Ensino de Química; Enem; Educação Química; Formação de professores; Química e Ensino superior. A pesquisa contabilizou 4 artigos em 2014, 3 em 2015, 4 em 2016, 6 em 2017 e 3 em 2018. No ano de 2017 houve um pequeno aumento nas publicações e no ano de 2015 e 2018 um pequeno decréscimo. Os Estados com maior número de publicações são o Paraná com 16,7 % das publicações, e São Paulo e Goiás com 12,5%. Espera-se que este trabalho possa trazer reflexões sobre a necessidade de pesquisas em determinados temas na área da Química, para maior contribuição científica e social.
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