Um romance com o vestuário: uma cortina aberta para a interdisciplinaridade

Viviane Aquino Zitzke, Nina Rosa Granzotto, Maria Rosane Guidotti Moreira, Ivete Bellomo Machado

Resumo


Este trabalho consiste em um projeto interdisciplinar desenvolvido numa turma de Ensino Médio Integrado do Curso Técnico em Vestuário do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense (IFSUL), câmpus Pelotas – Visconde da Graça (CaVG). O projeto propõe a reconstituição da totalidade dos conhecimentos da formação básica do ensino médio e da formação técnica, pela interdisciplinaridade dos saberes, tendo a literatura como elemento de articulação do conhecimento no processo de ensino e de aprendizagem, atendendo a integração curricular prevista na legislação. Para tal, o projeto envolveu a disciplina de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira e as disciplinas técnicas de Modelagem I, Tecnologia do Vestuário I, Desenho de Moda I e História da Moda. O trabalho baseia-se na leitura e análise de romances da literatura brasileira que apresentem personagens femininas, subsidiando o estudo e a compreensão das etapas do processo de produção do vestuário, partindo do estudo da vestimenta da protagonista.


Palavras-chave


Integração curricular; Curso Técnico em Vestuário; Literatura; Leitura; Interdisciplinaridade.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


                                                      Indexadores / Indexing

Logotipo do Crossref