Aplicações anuais de adubação mineral e orgânica em plantio direto de cebola
efeito no rendimento e na fertilidade do solo
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.130-153.2490Resumo
A busca por fontes alternativas de nutrientes para as plantas é essencial para a nossa agricultura que é dependente da importação de fertilizantes minerais. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito do uso contínuo de adubação mineral e de doses de composto orgânico no rendimento da cebola e na fertilidade do solo para as camadas de 0 a 10 e de 10 a 20 cm. O experimento foi em esquema fatorial entre o fator ano (3 anos) e o fator tratamento (adubação mineral e 5 doses de composto orgânico). As doses de composto orgânico foram as seguintes: 0, 10, 20, 30 e 60 t ha-1. Após a colheita da cebola, foram coletadas amostras de solo e analisados: pH, matéria orgânica (MO), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação por bases e teores de P, K, Ca, Mg, S, B, Cu e Zn. A partir da dose de 10 t ha-1 de composto orgânico o rendimento da cebola foi estatisticamente igual ao obtido pelo tratamento que utilizou somente fertilizantes minerais. As doses de composto orgânico aumentaram a CTC e os teores de MO, P, K, Cu e Zn principalmente na camada de 0 a 10 cm em relação ao tratamento que utilizou somente fertilizante mineral.
Palavras-chave: Allium cepa L.; sistema de plantio direto de hortaliças; adubação orgânica; matéria orgânica; plantas de cobertura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.