“Em busca do astronauta perdido”: um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo Geometria Analítica & História em Quadrinhos

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS
  • Mayara Becker Oliveira da Silva UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • João Carlos Tavares Pereira UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)
  • Leandro Carlos Blum UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.485-497.925

Resumo

O artigo apresenta e reflete sobre um experimento de ensino ocorrido no primeiro semestre de 2017 em um curso de formação inicial de professores de matemática, numa universidade pública do Rio Grande do Sul. Em linhas gerais a proposta relacionou matemática, história em quadrinhos e tecnologias digitais. A partir dos conceitos de zona de risco e zona de conforto encontrados e explorados na literatura, foi construída e aplicada uma proposta de ensino, de caráter experimental, numa disciplina de graduação. A título de inferência, os resultados e reflexões realizadas posteriores ao experimento contribuem na área de Educação Matemática, destacando-se os desafios inerentes do fazer docente, já presentes na formação inicial do professor de matemática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Mayara Becker Oliveira da Silva, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

João Carlos Tavares Pereira, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

Leandro Carlos Blum, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Acadêmico do curso de Licenciatura em Matemática da UFRGS.

Downloads

Publicado

2018-05-22

Como Citar

SILVA, R. S. da; SILVA, M. B. O. da; PEREIRA, J. C. T.; BLUM, L. C. “Em busca do astronauta perdido”: um experimento na formação inicial de professores de matemática envolvendo Geometria Analítica & História em Quadrinhos. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 2, p. 485–497, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.485-497.925. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/925. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra