Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.250-263.532Resumo
Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando-se perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.