Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra

Autores

  • Cícera Carla do Nascimento Oliveira IFCE/Quixadá
  • Francisco Régis Vieira Alves IFCE/Fortaleza
  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.250-263.532

Resumo

Propõe-se neste artigo, um recorte da dissertação de mestrado de Oliveira (2016), a descrição de situações didáticas voltadas para a resolução de problemas de Olimpíadas de Matemática em sala de aula como forma de ensino e aprendizado. Por meio da Engenharia Didática, especificamente das duas primeiras etapas, realizou-se uma análise de materiais que contemplam atividades olímpicas, buscando-se perceber o quanto estes podem ou não contribuir com a prática do professor em sala de aula. Objetiva-se descrever uma estratégia de ensino para o entendimento e evolução da resolução de problemas olímpicos, sendo que esta sequência de aprendizado segue as fases da Teoria das Situações Didáticas de Guy Brousseau. Investigam-se questões de Olimpíada de Matemática que possam ser usadas em sala de aula com o auxílio do software GeoGebra. Infere-se que ao fazer uso de um meio dinâmico na exploração dos problemas, o professor pode gerenciar uma aula que permitirá o envolvimento do estudante em várias etapas do desenvolvimento e construção do conhecimento em análise.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cícera Carla do Nascimento Oliveira, IFCE/Quixadá

Sou licenciada em Matemática, especialista em Matemática e Física e mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Atualmente leciono para alunos de diversos níveis de ensino: médio, técnico e superior. Gosto bastante da disciplina de Estatística. Já desenvolvi um projeto de preparação para Olimpíadas de Matemática fincanciado pelo CNPq, onde proporcionamos um contato maior dos alunos estudantes quixadaenses de nivel medio das escolas públicas com problemas olímpicos. Inclusive a minha dissertação de mestrado foi voltada exatamente para este viés: descrição de situação olímpicas, através da TSD. Atualmente almejo continuar meus estudos voltado para o ensino de Matemática, como podemos facilitar um aprendizado satisfatório em nossos alunos.

Francisco Régis Vieira Alves, IFCE/Fortaleza

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011) e pós-doutoramento em andamento pela Universidade Trás-os Montes e Alto Douro (Portugal). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG.

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

OLIVEIRA, C. C. do N.; ALVES, F. R. V.; SILVA, R. S. da. Concepção e descrição de situações olímpicas com auxílio do GeoGebra. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 250–263, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.250-263.532. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/532. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 > >>