Desenvolvimento profissional docente à luz dos conceitos do TPACK
reflexões sobre as falas dos professores a respeito da sua própria prática durante a pandemia da COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.384-404.3269Palavras-chave:
Ensino Remoto Emergencial, Docência em Matemática, Modelo TPACK, Pandemia da COVID-19Resumo
O presente artigo tem como objetivo investigar de que forma os professores de Matemática dos anos finais do Ensino Fundamental da rede estadual de Sergipe e do Rio Grande do Sul fizeram uso das ideias do TPACK na práxis docente durante a pandemia da COVID-19, em 2020/2021, e, para tal, adotou-se o viés metodológico qualitativo. Os dados foram obtidos a partir de um questionário aplicado no Google Forms© com link enviado via WhatsApp©. Posteriormente, essas informações foram compiladas junto às contribuições teóricas de autores que debatem sobre o modelo TPACK, assim como Formação Continuada de professores de Matemática, Formação Permanente e o Ensino Remoto Emergencial. A partir da análise realizada, nota-se que os docentes ainda possuem diversas dificuldades no que diz respeito ao uso do TPACK em sala de aula e que, apenas com uma vivência que seja articulada ao uso pedagógico da tecnologia, em especial nos moldes do TPACK, durante a formação inicial, continuada ou permanente do professor de matemática, é que será possível potencializar o uso de tecnologias na Educação Básica com implicações diretas na prática docente.
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