Matemática em ação: reflexões do experimento “ateliê de matemática” no ensino fundamental

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.
  • Leandro de Andrades Campos UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.1-19.1460

Palavras-chave:

Autonomia, cooperação, experimento, interdisciplinaridade, zona de desenvolvimento proximal.

Resumo

O artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado em Ensino de Matemática que consistiu no desenvolvimento de uma sequência de atividades de caráter interdisciplinar, a partir de estruturação teórica e metodológica, seguida da experimentação em uma turma dos anos finais do Ensino Fundamental de uma escola municipal situada no Rio Grande do Sul. O objetivo principal da pesquisa foi analisar como os estudantes, a partir de diálogos e comunicações, produziam e argumentavam sobre matemática. Utilizaram-se como fundamentação teórica para as análises e reflexões sobre a prática as ideias de Jean Piaget e Lev Vygotsky. A pesquisa de cunho qualitativo e definida na modalidade de pesquisa-ação fez com que o professor-pesquisador envolvido nas atividades observasse, analisasse e refletisse sobre suas ações e também sobre as produções matemáticas dos estudantes. A título de conclusão para a pesquisa destaca-se que o trabalho coletivo na sala de aula além de oportunizar momentos de aprendizagem valoriza o desenvolvimento da postura autônoma dos estudantes diante de situações que exija reflexão a respeito da matemática utilizada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é professor Adjunto do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática e Estatística (IME) da UFRGS, com atuação em disciplinas do DMPA. É professor/orientador credenciado ao Pós-Graduação em Ensino de Matemática (Profissional (conceito CAPES 5 (2016)) e Acadêmico (conceito CAPES 3 (2016))). Membro da SBEM (Sociedade Brasileira de Educação Matemática) diretoria do Rio Grande do Sul na gestão 2018 - 2021 na função de conselheiro editorial da Revista Educação Matemática em Revista - RS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016) com atuação em cursos de nível básico e superior. As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino e aprendizagem da matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Leandro de Andrades Campos, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) Programa de Pós-Graduação em Ensino de Matemática.

Licenciado em Matemática pela UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Estudante do curso de Pós-Graduação em Ensino de Matemática da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul). Professor de matemática no munícipio de Canoas (RS).

Downloads

Publicado

2020-04-29

Como Citar

SILVA, R. S. da; CAMPOS, L. de A. Matemática em ação: reflexões do experimento “ateliê de matemática” no ensino fundamental. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 1, p. 1–19, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.1-19.1460. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1460. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra