Planejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA: uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”

Autores

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS
  • Leandro Carlos Blum Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.50-64.1137

Palavras-chave:

Cognição Corporificada, Didática, Grafos, Transposição Didática.

Resumo

O artigo pretende explorar e refletir sobre as formas com as quais foi produzida e realizada uma atividade numa disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o primeiro semestre de 2017. Após a criação do material, requisito necessário para a disciplina Combinatória II, o mesmo foi utilizado em uma turma de Ensino Médio (EJA) numa escola pública, tornando-se elemento de reflexão sobre a formação inicial docente, no que tange à iniciativa e viabilidade de se propor no Ensino Básico o estudo de conteúdos rotulados do Ensino Superior, por meio da didática francesa da Transposição Didática. A atividade consistiu em unir a brincadeira de infância conhecida como “Cama de Gatos” com conceitos sobre a Teoria de Grafos, o qual produz o trocadilho que consta no título. A análise da atividade, a partir da produção dos estudantes participantes, permite inferir que a formação do professor de matemática deva ocorrer de modo contínuo e reflexivo, desde que o professor tenha a consciência de sua importância, enquanto mediador, no processo de construção de conhecimento pelos estudantes. A título de produto, os materiais produzidos estão disponibilizados para a consulta, análise, reaplicação e possíveis adaptações por parte da comunidade de professores e demais interessados na temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Leandro Carlos Blum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante da Licenciatura em Matemática da UFRGS

Downloads

Publicado

2019-05-01

Como Citar

SILVA, R. S. da; BLUM, L. C. Planejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA: uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 50–64, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.50-64.1137. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1137. Acesso em: 18 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra