Planejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA: uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”

Autores/as

  • Rodrigo Sychocki da Silva UFRGS
  • Leandro Carlos Blum Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.50-64.1137

Palabras clave:

Cognição Corporificada, Didática, Grafos, Transposição Didática.

Resumen

O artigo pretende explorar e refletir sobre as formas com as quais foi produzida e realizada uma atividade numa disciplina de graduação do curso de Licenciatura em Matemática na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, durante o primeiro semestre de 2017. Após a criação do material, requisito necessário para a disciplina Combinatória II, o mesmo foi utilizado em uma turma de Ensino Médio (EJA) numa escola pública, tornando-se elemento de reflexão sobre a formação inicial docente, no que tange à iniciativa e viabilidade de se propor no Ensino Básico o estudo de conteúdos rotulados do Ensino Superior, por meio da didática francesa da Transposição Didática. A atividade consistiu em unir a brincadeira de infância conhecida como “Cama de Gatos” com conceitos sobre a Teoria de Grafos, o qual produz o trocadilho que consta no título. A análise da atividade, a partir da produção dos estudantes participantes, permite inferir que a formação do professor de matemática deva ocorrer de modo contínuo e reflexivo, desde que o professor tenha a consciência de sua importância, enquanto mediador, no processo de construção de conhecimento pelos estudantes. A título de produto, os materiais produzidos estão disponibilizados para a consulta, análise, reaplicação e possíveis adaptações por parte da comunidade de professores e demais interessados na temática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Rodrigo Sychocki da Silva, UFRGS

Licenciado em Matemática (2007), mestre em Ensino de Matemática (2012) e doutor em Informática na Educação (2015) pela UFRGS. Atualmente é professor Adjunto-A do DMPA (Departamento de Matemática Pura e Aplicada) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada da UFRGS. Foi professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Caxias do Sul de agosto (2011) até julho (2016). As áreas de interesse e pesquisa são: tecnologia informática no ensino de matemática, contribuições das teorias cognitivas para a aprendizagem da matemática, modelagem matemática com uso da tecnologia informática.

Leandro Carlos Blum, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Estudante da Licenciatura em Matemática da UFRGS

Publicado

2019-05-01

Cómo citar

SILVA, R. S. da; BLUM, L. C. Planejamento, execução e reflexão a partir de uma abordagem inicial sobre Grafos na EJA: uma experiência de transposição didática com a atividade “Cama de Grafos”. Revista Thema, Pelotas, v. 16, n. 1, p. 50–64, 2019. DOI: 10.15536/thema.16.2019.50-64.1137. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1137. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra