Acesso, permanência e êxito no Ensino Superior: análise do desempenho acadêmico e da evasão de estudantes no IFCE
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.16.2019.115-128.1170Palavras-chave:
Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas Educacionais de Acesso ao Ensino Superior, Desempenho Acadêmico, Evasão.Resumo
A expansão do Ensino Superior brasileiro nos últimos anos e a adoção de políticas públicas, trouxeram à universidade um número expressivo de estudantes provenientes de escolas públicas e em condições socioeconômicas adversas. Diante dessas condições é necessário que se ofereçam meios para incentivar a permanência e o êxito dos estudantes. Desse modo, o presente artigo objetiva analisar o rendimento acadêmico e a permanência de alunos ingressantes nos cursos superiores do Instituto Federal do Ceará - Campus Fortaleza, observando-se sua progressão através do índice de Rendimento Acadêmico (IRA), a fim de obter dados sobre o impacto da política de cotas na instituição. A amostra foi composta por alunos regularmente matriculados, para cálculo do desempenho, e por egressos sem êxito, para cálculo da evasão. A análise de rendimento revelou que os alunos não cotistas têm um rendimento superior aos cotistas, mas não há uma diferença significativa entre os dois grupos. Na análise da evasão, verificou-se que o número de alunos cotistas evadidos foi menor em quatro dos sete períodos analisados. Conclui-se que é necessário que haja uma mediação para redução dessa diferença a fim de incluir efetivamente os alunos cotistas na instituição.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.