O estudo e o ensino da sequência de Fibonacci numa abordagem atualizada
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.42-53.357Palavras-chave:
estudo e ensino de matemática, sequência de Fibonacci, atividades históricas.Resumo
O presente artigo apresentam certas concepções relativas ao estudo e ensino da História da Matemática que evidenciam um caráter de proficuidade para o professor que pretende explorar a dimensão histórica da Sequência de Fibonacci, em sala de aula. Assim, apresenta as etapas de seleção, organização e aplicação de atividades voltadas para a sala de aula, afetado por um enfoque histórico, epistemológico e matemático. Finaliza, pois, apresentando uma proposta teórica de atividade histórica, destacando como esta foi organizada de acordo com seus objetivos, procedimentos de execução, bem como eventuais discussões; numa visão de integração dos elementos históricos, epistemológicos e matemáticos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.