Construção de Sistema embarcado para controle sem fio de tensão alternada em experimentos de física
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1511-1520.1028Palavras-chave:
Android, Bluetooth, Eletricidade, Física experimental, Software educacionalResumo
Este trabalho descreve a construção, a programação e a implementação de um sistema didático composto de softwares educacionais livres e de um sistema embarcado de controle de tensão senoidal alternada para práticas de eletricidade em laboratórios de Física. Um software pode ser considerado educacional quando adequadamente contextualizado em uma relação de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esse trabalho apresenta softwares educacionais desenvolvidos e aplicados para o controle digital, de forma sem fio via Bluetooth, para variação da tensão alternada da rede elétrica utilizando smartphones ou tablets Android, tornando o experimento mais interativo e lúdico. A aplicação de softwares educacionais em experimentos permite também a verificação, em tempo real, da influência da alteração de programas nos fenômenos físicos o que estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e, consequentemente, da autonomia dos alunos, à medida que podem levantar hipóteses, fazer interferências na programação e tirar conclusões a partir dos resultados obtidos na prática.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.