Construção de Sistema embarcado para controle sem fio de tensão alternada em experimentos de física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1511-1520.1028

Palavras-chave:

Android, Bluetooth, Eletricidade, Física experimental, Software educacional

Resumo

Este trabalho descreve a construção, a programação e a implementação de um sistema didático composto de softwares educacionais livres e de um sistema embarcado de controle de tensão senoidal alternada para práticas de eletricidade em laboratórios de Física. Um software pode ser considerado educacional quando adequadamente contextualizado em uma relação de ensino-aprendizagem. Nesse sentido, esse trabalho apresenta softwares educacionais desenvolvidos e aplicados para o controle digital, de forma sem fio via Bluetooth, para variação da tensão alternada da rede elétrica utilizando smartphones ou tablets Android, tornando o experimento mais interativo e lúdico. A aplicação de softwares educacionais em experimentos permite também a verificação, em tempo real, da influência da alteração de programas nos fenômenos físicos o que estimula o desenvolvimento do raciocínio lógico e, consequentemente, da autonomia dos alunos, à medida que podem levantar hipóteses, fazer interferências na programação e tirar conclusões a partir dos resultados obtidos na prática.

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Biografia do Autor

Renata Imaculada Soares Pereira, Universidade Federal do Ceará

http://lattes.cnpq.br/2890029245911291

Sandro César Silveira Jucá, Instituto Federal do Ceará (IFCE)

http://lattes.cnpq.br/0543232182796499

Josué Batista Mota, Instituto Federal do Ceará - Campus Maracanaú

http://lattes.cnpq.br/5256822073771869

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Publicado

2018-10-03

Como Citar

PEREIRA, R. I. S.; JUCÁ, S. C. S.; MOTA, J. B. Construção de Sistema embarcado para controle sem fio de tensão alternada em experimentos de física. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 4, p. 1511–1520, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1511-1520.1028. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1028. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Engenharias

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