Uma experiência num curso de Licenciatura em Matemática: Engenharia Didática com o tema Equações Quadráticas

Autores

  • Guttenberg Sergistótanes Santos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Juazeiro do Norte
  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE Campus Fortaleza

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.43-62.323

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Equações Quadráticas, Engenharia Didática, Interpretação Geométrica

Resumo

Neste artigo discutimos uma metodologia para resolução de equações quadráticas com viés geométrico, através do Método de Descartes e do Método das Semicircunferências Tangentes. Estes modelos tratam da localização dos zeros de equações quadráticas através de elementos da Geometria Plana. Ademais, apresentamos uma proposta de Engenharia Didática, enquanto metodologia de ensino, cujo objetivo maior é favorecer o professor de Matemática da Educação Básica, auxiliando na diversificação das aulas, mostrando o enlace que existe entre Álgebra e Geometria. A descrição das etapas da Engenharia Didática prevê explorar os aspectos investigativos no estudante possibilitando a experimentação matemática através de situações didáticas de ensino, inclusive com uso recursos tecnológicos utilizando o software GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-02-23

Como Citar

FERREIRA, G. S. S.; ALVES, F. R. V. Uma experiência num curso de Licenciatura em Matemática: Engenharia Didática com o tema Equações Quadráticas. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 43–62, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.43-62.323. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/323. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>