Números de Narayana y la secuencia (generalizada) de Narayana: aspectos históricos, epistemológicos y matemáticos

aspectos históricos, epistemológicos e matemáticos

Autores/as

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza/CE - Brasil
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.575-592.3177

Palabras clave:

Números de Narayana, Secuencia Generalizada de Narayana, Historia y Epistemología

Resumen

El presente trabajo aborda elementos de orden histórico, epistemológico y matemático relacionados con los números de Narayana y la Secuencia de Narayana. Ambas nociones poseen raíces históricas condicionadas por una perspectiva india de particular cultura matemática. De esta manera, a partir de una debida indicación de determinados fundamentos religiosos que, en mayor o en menor medida, influyen en la producción de conocimiento y la sistematización de las ideas matemáticas, el trabajo distingue la contribución de dos matemáticos indios Narayana Pandit (1340 - 1400) y Tadepalli Venkata Narayana (1930 - 1987) que contribuyeron a la evolución de ambas nociones matemáticas y que, hoy en día, pueden ser vislumbradas por el interés de investigaciones actuales. Finalmente, el trabajo busca transmitir, de cierta forma, los elementos evolutivos y de la generalización de propiedades que confirman una tendencia irrefrenable evolutiva del conocimiento matemático.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza/CE - Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Docente do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica - PÓLO FORTALEZA/IFCE.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288513376230522

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real – Portugal.

Has a PhD in Mathematics. Associate Professor with Aggregation at the Department of Mathematics at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). Researcher at the Research Center CMAT-UTAD- CMAT Pole of the University of Minho and also Researcher at the Research Center CIDTFF - Research Center “Didactics and Technology in Trainer Training. Author of several scientific articles published in international peer-reviewed journals.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

Publicado

2024-08-16

Cómo citar

ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. Números de Narayana y la secuencia (generalizada) de Narayana: aspectos históricos, epistemológicos y matemáticos: aspectos históricos, epistemológicos e matemáticos. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 575–592, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.575-592.3177. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3177. Acesso em: 27 sep. 2024.

Número

Sección

Ciências Exatas e da Terra

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2