Situação Didática Olímpica - SDO

um problema olímpico aplicado à teoria das situações didáticas

Autores

  • José Gleison Alves da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE
  • Francisco Régis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do estado do Ceará - IFCE
  • Daniel Brandão Menezes Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V19.2021.265-278.1725

Palavras-chave:

OBMEP, Teoria das Situações Didáticas, Situações Didáticas Olímpicas, Problema Olímpico, Geogebra.

Resumo

Os resultados do PISA demostram um baixo desempenho em relação ao ensino de matemática e, com o objetivo de melhoria, foi criada a OBMEP. Essa competição dispõe de problemas ricos em conceitos que, além de desafiadores, exigem bastante criatividade. Desse modo, pretendemos usar, neste artigo, uma Situação Didática Olímpica como proposta de ensino para a sala de aula, utilizando os pressupostos da Teoria das Situações Didáticas para ensinar geometria plana por meio de Problemas Olímpicos. Adotamos como teoria de ensino a Teoria das Situações Didáticas (TSD) aplicada a Problemas de Olimpíadas de Matemática, que se denomina como Situações Didáticas Olímpicas, além de contar com o auxílio do GeoGebra para as resoluções dos estudantes. A metodologia de pesquisa baseia-se em uma revisão bibliográfica a partir de autores, como Santos e Alves, Azevedo, Alves e Oliveira, Alves, Almouloud e Brousseau. Essa proposta de uma sequência didática com o uso de uma ferramenta tecnológica dará aos alunos subsídios para a construção do conhecimento e a possibilidade da dinamização e visualização dos conceitos, contribuindo em seu aprendizado e autonomia.

Palavras-chave: OBMEP; teoria das situações didáticas; situações didáticas olímpicas; problema olímpico; GeoGebra.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Gleison Alves da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática pelo instituto Federal de educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará - IFCE.

Francisco Régis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e tecnologia do estado do Ceará - IFCE

Docente do ppgcm do instituto Federal de Educação, ciência e tecnologia do estado do Ceará - IFCE e possui  Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011)

Daniel Brandão Menezes, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA

Docente em licenciatura em Matemática na Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA e Doutor em Educação Brasileira na linha de pesquisa Educação, currículo e ensino no eixo ensino de matemática pela UFC.

Downloads

Publicado

2021-07-20

Como Citar

SILVA, J. G. A. da; ALVES, F. R. V.; MENEZES, D. B. Situação Didática Olímpica - SDO: um problema olímpico aplicado à teoria das situações didáticas. Revista Thema, Pelotas, v. 19, n. 2, p. 265–278, 2021. DOI: 10.15536/thema.V19.2021.265-278.1725. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1725. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>