Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul

Autores/as

  • Christiano Nogueira Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.70-85.179

Palabras clave:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Física.

Resumen

Neste trabalho investigou-se os fundamentos filosóficos sobre Educação Ambiental de licenciandos em Física do IFSul. Metodologicamente tratou-se do estudo com base em três linhas que direcionam o pensamento ambiental: Pragmática, Positivista e Crítica e Emancipatória. Aplicou-se um questionário para verificar a(s) tendência(s) a 12 estudantes que representam 43% do total. Os resultados mostram uma forte tendência a um pensamento positivista para uma Educação Ambiental para a solução de problemas ambientais. Também de forma significativa se verificou uma visão pragmática da Educação Ambiental e finalmente se verificou “ruídos” de fundamentos filosóficos relacionados a um pensamento da perspectiva crítica e emancipatória.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2014-07-09

Cómo citar

NOGUEIRA, C. Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 70–85, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.70-85.179. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/179. Acesso em: 25 nov. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.