A linguagem literária na textualização de discursos sobre questões sociocientíficas na literatura infantil
uma análise do livro Um dia, um rio
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3128Palavras-chave:
Literatura infantil, Educação em ciências, Questões hídricasResumo
Neste artigo é apresentado um recorte da pesquisa de doutoramento cujo objetivo foi a análise da linguagem literária na constituição de discursos sobre questões hídricas textualizadas em livros ilustrados de Literatura Infantil, com base na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social. Assume-se as questões hídricas como questões sociocientíficas e fundamenta-se em autores que cooperam no entendimento da linguagem literária como essencial às abordagens de QSC, principalmente das crianças que vivem em “zonas de sacrifício socioambiental”. Os resultados apresentados referem-se a um dos livros que integram o corpus da pesquisa e apontam para a textualização da função utilitarista do rio para as populações, bem como de sua dimensão afetiva, por meio de referências a memórias, histórias de vidas e sonhos das populações. Nossas análises evidenciam que a Literatura Infantil é um território potente que possibilita abordagem de questões sociais complexas e controversas com sensibilidade e profundidade.
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