A linguagem literária na textualização de discursos sobre questões sociocientíficas na literatura infantil

uma análise do livro Um dia, um rio

Autores

  • Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Isabel Gomes Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ
  • Bruno Andrade Pinto Monteiro Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3128

Palavras-chave:

Literatura infantil, Educação em ciências, Questões hídricas

Resumo

Neste artigo é apresentado um recorte da pesquisa de doutoramento cujo objetivo foi a análise da linguagem literária na constituição de discursos sobre questões hídricas textualizadas em livros ilustrados de Literatura Infantil, com base na Análise Crítica do Discurso e na Semiótica Social. Assume-se as questões hídricas como questões sociocientíficas e fundamenta-se em autores que cooperam no entendimento da linguagem literária como essencial às abordagens de QSC, principalmente das crianças que vivem em “zonas de sacrifício socioambiental”. Os resultados apresentados referem-se a um dos livros que integram o corpus da pesquisa e apontam para a textualização da função utilitarista do rio para as populações, bem como de sua dimensão afetiva, por meio de referências a memórias, histórias de vidas e sonhos das populações. Nossas análises evidenciam que a Literatura Infantil é um território potente que possibilita abordagem de questões sociais complexas e controversas com sensibilidade e profundidade.

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Biografia do Autor

Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Pedagoga, especialista em Educação Psicomotora e em Gestão Escolar. Foi premiada com o título de melhor dissertação de mestrado desenvolvida na área científica "CTS na Educação/Ensino de Ciências" pela Associação Ibero-americana CTS na Educação em Ciência em 2018 (Prêmio AIA-CTS), recebeu o Prêmio Gente que Faz e Acontece promovido pela SME de Duque de Caxias em 2019 e foi homenageada pela promoção literária na rede municipal de Duque de Caxias em 2021. Atua como Docente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Saúde (PPGECS) da Universidade do Grande Rio - Unigranrio/Afya. Pesquisadora da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT) e Líder do Grupo de Pesquisas "Questões Sociocientíficas nas Ciências e na Saúde", registrado no DGP/CNPQ. Seus interesses de pesquisa estão relacionados aos estudos dos letramentos, linguagens, discursos, multimodalidade, semiótica social e questões sociocientíficas no Ensino de Ciências, Saúde e Ambiente.

Isabel Gomes Rodrigues Martins, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985) e Doutora em Educação pela University of London (1992). Foi professora de Física da Rede Estadual do Rio de Janeiro (1985-1987), pesquisadora no Institute of Education, University of London, (1993-1997), professora adjunta da Universidade Federal de Minas Gerais (1997-2000). 

Bruno Andrade Pinto Monteiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutor em Educação em Ciências e Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES/UFRJ) com estágio doutoral sanduíche na Universidade de Aveiro (Ua/PT). Mestre em Tecnologia Educacional nas Ciências da Saúde (NUTES/ UFRJ). Licenciado em Química (UFRJ) e em Física (UNIS). Técnico em Química. Professor Associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ/Macaé). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS/NUTES/UFRJ). Professor do Mestrado Profissional em Ambiente, Sociedade e Desenvolvimento (PROASD/NUPEM/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Linguagens no Ensino de Ciências (LINEC-UFRJ/Macaé). Pesquisador do Grupo de Estudos em Educação Ambiental desde el Sur (GEASUR/UNIRIO). Pesquisador da Rede Internacional de Estudos Decoloniais na Educação Científica e Tecnológica (RIEDECT). Pesquisas no campo das mediações e produções discursivas em contextos de Educação e Divulgação em Ciências, com ênfase nas temáticas de formação de professores, decolonialidade, interculturalidade, educação ambiental, educação climática, espaços escolares, não escolares e virtuais de educação.

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Publicado

2025-10-06

Como Citar

OLIVEIRA, D. A. A. dos S.; MARTINS, I. G. R.; MONTEIRO, B. A. P. A linguagem literária na textualização de discursos sobre questões sociocientíficas na literatura infantil: uma análise do livro Um dia, um rio . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3128. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3128. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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