Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul

Authors

  • Christiano Nogueira Instituto Federal Sul-rio-grandense

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.11.2014.70-85.179

Keywords:

Formação de Professores, Educação Ambiental, Ensino de Física.

Abstract

Neste trabalho investigou-se os fundamentos filosóficos sobre Educação Ambiental de licenciandos em Física do IFSul. Metodologicamente tratou-se do estudo com base em três linhas que direcionam o pensamento ambiental: Pragmática, Positivista e Crítica e Emancipatória. Aplicou-se um questionário para verificar a(s) tendência(s) a 12 estudantes que representam 43% do total. Os resultados mostram uma forte tendência a um pensamento positivista para uma Educação Ambiental para a solução de problemas ambientais. Também de forma significativa se verificou uma visão pragmática da Educação Ambiental e finalmente se verificou “ruídos” de fundamentos filosóficos relacionados a um pensamento da perspectiva crítica e emancipatória.

Downloads

Download data is not yet available.

Published

2014-07-09

How to Cite

NOGUEIRA, C. Fundamentos Filosóficos sobre Educação Ambiental dos Licenciandos em Física do IFSul. Revista Thema, Pelotas, v. 11, n. 1, p. 70–85, 2014. DOI: 10.15536/thema.11.2014.70-85.179. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/179. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.