Mediação pedagógica em um curso de formação continuada para professores do ensino básico
um relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3653Palavras-chave:
Mediação pedagógica, Metodologias ativas, Formação continuada, Ensino de CiênciasResumo
O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma experiência de mediação pedagógica desenvolvida em um curso de formação continuada para professores do ensino básico. Trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, observacional e descritiva na qual são desenvolvidas propostas de encaminhamentos de metodologias ativas para processos de ensino e de aprendizagem, concretizadas em estratégias e abordagens específicas e diferenciadas. Os resultados da implementação dessas propostas apontam para: a) a importância do planejamento para o desenvolvimento da aula mediada; b) os desafios de incentivar a autonomia no processo educativo; c) a relevância da ênfase dada às estratégias realizadas em grupos, promovendo a interação entre os participantes; d) o incentivo a utilização de metodologias ativas; e) o estímulo ao uso de tecnologias digitais em cursos de formação continuada para professores.
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