Mediação pedagógica em um curso de formação continuada para professores do ensino básico

um relato de experiência

Autores

  • Karyne Baptista de Souza Cruz Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR
  • Maira Paupitz Vasselai Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Josmaria Lopes de Morais Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3653

Palavras-chave:

Mediação pedagógica, Metodologias ativas, Formação continuada, Ensino de Ciências

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo apresentar uma experiência de mediação pedagógica desenvolvida em um curso de formação continuada para professores do ensino básico. Trata-se de um recorte de pesquisa de mestrado, de abordagem qualitativa, observacional e descritiva na qual são desenvolvidas propostas de encaminhamentos de metodologias ativas para processos de ensino e de aprendizagem, concretizadas em estratégias e abordagens específicas e diferenciadas. Os resultados da implementação dessas propostas apontam para: a) a importância do planejamento para o desenvolvimento da aula mediada; b) os desafios de incentivar a autonomia no processo educativo; c) a relevância da ênfase dada às estratégias realizadas em grupos, promovendo a interação entre os participantes; d) o incentivo a utilização de metodologias ativas; e) o estímulo ao uso de tecnologias digitais em cursos de formação continuada para professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karyne Baptista de Souza Cruz, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Ensino Lúdico pela Faculdade São Braz (2018), Especialista em Educação Ambiental pela PUC-PR (2014) e Graduada em Licenciatura Ciências Biológicas PUC-PR. Docente do Ensino Básico da Rede Privada de Curitiba-PR.

Maira Paupitz Vasselai, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Mestra em Ensino de Ciências e Matemática. Graduada em Ciências – Biologia. Atualmente é Técnica pedagógica no Núcleo Regional de Educação de Curitiba - Secretaria de Estado da Educação (PR).

Josmaria Lopes de Morais, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Doutora em Química. Mestre em Ciências. Graduada em Química e Licenciada em Física. Professora e pesquisadora do Programa de Pós Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Curitiba, onde desenvolve pesquisas e orienta alunos com temáticas relacionadas com Educação Ambiental, Ensino de Ciências, Formação de professores.

Downloads

Publicado

2025-10-14

Como Citar

CRUZ, K. B. de S. .; VASSELAI, M. P.; MORAIS, J. L. de. Mediação pedagógica em um curso de formação continuada para professores do ensino básico: um relato de experiência. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–11, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3653. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3653. Acesso em: 13 nov. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas