O Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: o que pensam docentes e discentes

Autores/as

  • Wilson Leandro Krummenauer Faculdade de Tecnologia (Ftec).
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo (UPF).

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V17.2020.437-448.1364

Palabras clave:

Ensino de física, concepção docente, educação básica.

Resumen

No presente artigo relatamos os resultados de uma pesquisa qualitativa fenomenológica realizada com alunos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em diferentes escolas da região do Vale do Rio dos Sinos, RS. Para coleta de dados utilizamos um questionário aplicado a docentes e outro a discentes, objetivando verificar as concepções pedagógicas que norteiam a prática docente e o que pensam os discentes sobre as aulas de Física. Para análise de dados utilizamos a Análise Textual Discursiva, da qual emergiram diferentes categorias e subcategorias de análise. Os resultados indicam que a maioria dos professores afirmam que utilizam algum referencial teórico na preparação de suas aulas, a maioria refere-se ao construtivismo. Já os alunos, relatam que não conseguem estabelecer a relação com o que é ensinado na escola com seu cotidiano. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Wilson Leandro Krummenauer, Faculdade de Tecnologia (Ftec).

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor Titular da Faculdade de Tecnologia (Ftec), campus Novo Hamburgo.

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo (UPF).

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Docente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF).

Publicado

2020-06-30

Cómo citar

KRUMMENAUER, W. L.; DARROZ, L. M. O Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos: o que pensam docentes e discentes. Revista Thema, Pelotas, v. 17, n. 2, p. 437–448, 2020. DOI: 10.15536/thema.V17.2020.437-448.1364. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/1364. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Ciências Humanas

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.