Consciência fonológica

contribuições dos jogos de linguagem para crianças pequenas

Autores

  • Rafaela Bisognin Dias Rede Municipal de Ensino, Passo Fundo/RS – Brasil
  • Luiz Marcelo Darroz Universidade de Passo Fundo – UPF, Passo Fundo/RS – Brasil
  • Cleci Teresinha Werner da Rosa Universidade de Passo Fundo – UPF, Passo Fundo/RS – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V24.2025.68-89.3576

Palavras-chave:

alfabetização, consciência fonológica, jogos de linguagem, apropriação do SEA

Resumo

O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar de que forma os jogos de linguagem podem contribuir para a apropriação de habilidades fonológicas em crianças pequenas. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática a partir das concepções de Soares e Morais e realizou-se um estudo de natureza qualitativa e do tipo pesquisa participante em uma turma de estudantes com faixa etária de 4 e 5 anos. Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação diagnóstica, da aplicação de uma sequência didática, bem como através dos registros contidos no diário de bordo da pesquisadora e dos vídeos com as gravações dos encontros. A análise dos dados foi empreendida com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, e as categorias de análise, definidas a priori, denominaram-se consciência lexical e consciência silábica. Os resultados indicam que os jogos de linguagem organizados segundo os pressupostos de Soares e Morais favorecem o desenvolvimento das habilidades fonológicas, pois enquanto brincam as crianças também refletem sobre as palavras e, assim, potencializam o processo de alfabetização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Bisognin Dias, Rede Municipal de Ensino, Passo Fundo/RS – Brasil

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo – UPF, Passo Fundo/RS – Brasil

Cleci Teresinha Werner da Rosa, Universidade de Passo Fundo – UPF, Passo Fundo/RS – Brasil

Downloads

Publicado

2025-01-31

Como Citar

DIAS, R. B.; DARROZ, L. M.; ROSA, C. T. W. da. Consciência fonológica: contribuições dos jogos de linguagem para crianças pequenas. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 1, p. 68–89, 2025. DOI: 10.15536/thema.V24.2025.68-89.3576. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3576. Acesso em: 5 fev. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas