Conceitos básicos de estatística: as lacunas conceituais de acadêmicos ingressantes no curso superior
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1256-1268.1033Palavras-chave:
Ensino de estatística. Lacunas conceituais. Educação básica.Resumo
Apresentam-se os resultados de uma investigação que buscou identificar as lacunas conceituais sobre conceitos básicos de estatística de acadêmicos ingressantes no curso superior. Participaram da pesquisa 200 acadêmicos de uma universidade do Norte do Rio Grande do Sul, que, na época da coleta de dados, ainda não haviam cursado disciplinas da graduação abordando conceitos de estatística. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário com quatro questões abertas sobre representação gráfica, dados em série e agrupados, que abordavam conceitos de média aritmética, moda, mediana, desvio padrão, interpretação tabular e gráfica. Para evidenciar as lacunas, analisaram-se os dados a partir do número de respostas certas e erradas. Ainda, para examinar se as respostas dos egressos de escolas da rede pública de ensino apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em instituições privadas de ensino, aplicou-se o teste exato de Fisher. Os resultados apontam a existência de lacunas conceituais entre os participantes para dados em série e dados agrupados. Os resultados também evidenciam que para alguns elementos pesquisados as respostas dos acadêmicos que cursaram o ensino médio em escolas públicas apresentam diferenças estatisticamente significativas em relação às dos egressos de escolas da rede privada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.