A Contextualização no Ensino de Ciências na Visão de Professores da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-190.533

Palavras-chave:

Ensino de Ciências. Contextualização. Educação Básica

Resumo

O presente trabalho faz o relato dos procedimentos e dos resultados obtidos com uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores da educação básica da rede pública de município do Rio Grande do Sul. Procuramos com esta ação, utilizando entrevistas semiestruturadas, identificar quais as concepções acerca da contextualização no ensino de ciências, bem como destacar quais os fatores que prejudicam ou contribuem para esta prática. Os depoimentos dos entrevistados foram tratados utilizando-se da Análise Textual Discursiva, método este que balizou a categorização dos dados obtidos nas entrevistas, permitindo assim, atingir nosso objetivo principal que consiste em oferecermos apontamentos motivadores de futuras reflexões acerca da contextualização no ensino das ciências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jucelino Cortez, Universidade de Passo Fundo

Professor de Física do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo

Luiz Marcelo Darroz, Universidade de Passo Fundo

Professor Doutor do Instituto de Ciências Exatas e Geociências da Universidade de Passo Fundo

Downloads

Publicado

2017-08-05

Como Citar

CORTEZ, J.; DARROZ, L. M. A Contextualização no Ensino de Ciências na Visão de Professores da Educação Básica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 3, p. 182–190, 2017. DOI: 10.15536/thema.14.2017.182-190.533. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/533. Acesso em: 18 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.