A Contextualização no Ensino de Ciências na Visão de Professores da Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.182-190.533Palavras-chave:
Ensino de Ciências. Contextualização. Educação BásicaResumo
O presente trabalho faz o relato dos procedimentos e dos resultados obtidos com uma pesquisa realizada junto a um grupo de professores da educação básica da rede pública de município do Rio Grande do Sul. Procuramos com esta ação, utilizando entrevistas semiestruturadas, identificar quais as concepções acerca da contextualização no ensino de ciências, bem como destacar quais os fatores que prejudicam ou contribuem para esta prática. Os depoimentos dos entrevistados foram tratados utilizando-se da Análise Textual Discursiva, método este que balizou a categorização dos dados obtidos nas entrevistas, permitindo assim, atingir nosso objetivo principal que consiste em oferecermos apontamentos motivadores de futuras reflexões acerca da contextualização no ensino das ciências.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.


