Phonological awareness
the role of language games in young children's literacy development
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V24.2025.68-89.3576Keywords:
literacy, phonological awareness, language games, SEA acquisitionAbstract
The article presents the results of a study investigating how language games can support the development of phonological skills in young children. A didactic sequence was designed based on the theoretical frameworks of Soares and Morais. The study employed a qualitative, participatory research approach in a class of 4- and 5-year-old students. Data were collected through diagnostic evaluations, the implementation of the didactic sequence, the researcher's logbook entries, and video recordings of the sessions. The data analysis followed the principles of Content Analysis, with pre-defined categories: lexical awareness and syllabic awareness. Results suggest that language games structured according to Soares and Morais’ guidelines foster the development of phonological skills. Through play, children reflect on words, thereby enhancing their literacy process.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.