Consciência fonológica
contribuições dos jogos de linguagem para crianças pequenas
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V24.2025.68-89.3576Palabras clave:
alfabetização, consciência fonológica, jogos de linguagem, apropriação do SEAResumen
O texto apresenta os resultados de uma pesquisa que buscou investigar de que forma os jogos de linguagem podem contribuir para a apropriação de habilidades fonológicas em crianças pequenas. Para tanto, elaborou-se uma sequência didática a partir das concepções de Soares e Morais e realizou-se um estudo de natureza qualitativa e do tipo pesquisa participante em uma turma de estudantes com faixa etária de 4 e 5 anos. Os dados foram obtidos por meio de uma avaliação diagnóstica, da aplicação de uma sequência didática, bem como através dos registros contidos no diário de bordo da pesquisadora e dos vídeos com as gravações dos encontros. A análise dos dados foi empreendida com base nos pressupostos da Análise de Conteúdo, e as categorias de análise, definidas a priori, denominaram-se consciência lexical e consciência silábica. Os resultados indicam que os jogos de linguagem organizados segundo os pressupostos de Soares e Morais favorecem o desenvolvimento das habilidades fonológicas, pois enquanto brincam as crianças também refletem sobre as palavras e, assim, potencializam o processo de alfabetização.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.