Dimensão estética e dimensão ética

a formação humana e a educação contemporânea

Autores

  • Bruna Eduarda Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Beatriz Menegaz Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Alana Brandelero Porto Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Celine Natali Daronch Tonial Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.600-611.2532

Palavras-chave:

ética, estética, formação humana, educação

Resumo

O estudo denominado Dimensão estética e dimensão ética: a formação humana e a educação, tem por objetivo compreender as dimensões éticas e estéticas na educação atual, relacionando o papel do docente na concepção de formação humana. O estudo é de caráter bibliográfico, qualitativo que amplia horizontes filosóficos e antropológicos por meio de autores referência nesta temática, sendo que o principal referencial se dá por meio da ótica de Nadja Hermann e de suas contribuições no livro: Ética e estética - a relação quase esquecida (2005). Por fim, percebe-se que a relação entre ética e estética precisa ser retomada na educação, pois ela abre uma nova perspectiva para estruturar a ação educativa, não apenas sob a perspectiva de uma ética racional, mas também é necessária para conectar as dimensões estéticas e éticas. É necessário compreender que ambas refletem diariamente a condição humana de cada sujeito, uma vez que se inserem na sociedade e caracterizam o comportamento humano diante das diversas ações cotidianas, sejam elas no ambiente escolar ou não.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Bruna Eduarda Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Passo Fundo/RS - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (2022). Especialista em Educação - Espaços e Possibilidades para Educação Continuada - UAB (2022). Especialista em Gestão Escolar: Orientação e supervisão - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Saberes Matemáticos na Educação Infantil - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Ciências da Natureza e suas tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul Rio-Grandense-Campus Passo fundo - IFSUL (2019). Especialista em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF (2019). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2018). Graduada em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2016). Professora concursada na rede Pública na cidade de Marau/RS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1538307859211782

Beatriz Menegaz, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pós-graduada em Docência no Centro Universitário UNIDEAU. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIDEAU. Participa do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica-UPF. Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil, gestão educacional e processos de ensino e aprendizagem. Possui interesse nos temas relacionados a fundamentos da educação, formação humana, filosofia da educação, processos educativos e educação infantil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5890695009867602

Alana Brandelero Porto, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo (2016). Psicóloga e Supervisora de Estágio em Saúde Pública, atualmente vinculada ao município de Passo Fundo, realizando avaliação e atendimentos de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Docente e Supervisora de Estágio Clínico no Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) - Getúlio Vargas (RS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (PPGEdu UPF), pesquisando sobre contribuições psicanalíticas para a formação dos profissionais de saúde. Especialista na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde/Psicologia Hospitalar pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo (2020). Membro associada do PROJETO - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9311856432873080

Celine Natali Daronch Tonial, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual (2020). Especialista em Docência Educação Básica (2021). ambas especializações pela UNIDEAU. Mestre em Educação (2022) pela Universidade de Passo Fundo. É professora e coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário IDEAU. É professora na Escola de Educação Básica IDEAU - Santa Clara. Atua principalmente nos temas: alfabetização, educação infantil, processos de ensino e aprendizagem, ensino híbrido e tecnologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1779592519123658

Downloads

Publicado

2023-09-18

Como Citar

ROCHA, B. E.; MENEGAZ, B. .; PORTO, A. B.; TONIAL, C. N. D. Dimensão estética e dimensão ética: a formação humana e a educação contemporânea. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 600–611, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.600-611.2532. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2532. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas