Aesthetic dimension and ethical dimension

human formation and contemporary education

Authors

  • Bruna Eduarda Rocha Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Beatriz Menegaz Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Alana Brandelero Porto Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil
  • Celine Natali Daronch Tonial Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.600-611.2532

Keywords:

ethics, aesthetics, human formation, education

Abstract

This paper aims to analyze the ethical and aesthetic dimensions in current education, relating the role of the teacher in the conception of human formation. The qualitative nature of the study broadens philosophical and anthropological horizons in a literature review on this theme, having Nadja Hermann as the main theoretical reference according to her contributions in the book: Ética e estética - a relação quase esquecida (2005). Finally, it is clear that the relationship between ethics and aesthetics needs to be resumed in education, as it opens a new perspective to structure educational action not only from the perspective of rational ethics, being necessary to connect the aesthetic and ethical dimensions to understand that both reflect the human condition of each subject on a daily basis since they are part of society and characterize human behavior in the face of different daily actions, whether in the school environment or not.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Eduarda Rocha, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul, Passo Fundo/RS - Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (2022). Especialista em Educação - Espaços e Possibilidades para Educação Continuada - UAB (2022). Especialista em Gestão Escolar: Orientação e supervisão - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Saberes Matemáticos na Educação Infantil - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Tecnologias Educacionais e a Prática em Sala de Aula - Faculdade Intervale (2022). Especialista em Ciências da Natureza e suas tecnologias pelo Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia Sul Rio-Grandense-Campus Passo fundo - IFSUL (2019). Especialista em Atendimento Educacional Especializado com Ênfase em Educação Especial Inclusiva pelo Instituto Brasileiro de Formação - IBF (2019). Licenciada em Pedagogia pela Faculdade da Associação Brasiliense de Educação - FABE (2018). Graduada em Administração pela Faculdade Meridional - IMED (2016). Professora concursada na rede Pública na cidade de Marau/RS.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1538307859211782

Beatriz Menegaz, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo. Pós-graduada em Docência no Centro Universitário UNIDEAU. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário UNIDEAU. Participa do Núcleo de Pesquisas em Filosofia e Educação (NUPEFE-UPF) e do Grupo de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica-UPF. Atualmente é coordenadora pedagógica na Escola de Educação Básica IDEAU-Santa Clara. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação infantil, gestão educacional e processos de ensino e aprendizagem. Possui interesse nos temas relacionados a fundamentos da educação, formação humana, filosofia da educação, processos educativos e educação infantil.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5890695009867602

Alana Brandelero Porto, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Psicóloga graduada pela Universidade de Passo Fundo (2016). Psicóloga e Supervisora de Estágio em Saúde Pública, atualmente vinculada ao município de Passo Fundo, realizando avaliação e atendimentos de crianças e adolescentes da rede municipal de ensino. Docente e Supervisora de Estágio Clínico no Curso de Graduação em Psicologia do Centro Universitário IDEAU (UNIDEAU) - Getúlio Vargas (RS). Mestrado em Educação pela Universidade de Passo Fundo (PPGEdu UPF), pesquisando sobre contribuições psicanalíticas para a formação dos profissionais de saúde. Especialista na modalidade Residência Multiprofissional em Saúde/Psicologia Hospitalar pelo Hospital de Clínicas de Passo Fundo (2020). Membro associada do PROJETO - Associação Científica de Psicanálise e Humanidades de Passo Fundo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9311856432873080

Celine Natali Daronch Tonial, Universidade de Passo Fundo - UPF, Passo Fundo/RS - Brasil

Graduada em Pedagogia. Especialista em Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Deficiência Intelectual (2020). Especialista em Docência Educação Básica (2021). ambas especializações pela UNIDEAU. Mestre em Educação (2022) pela Universidade de Passo Fundo. É professora e coordenadora dos Cursos de Pedagogia e Educação Física do Centro Universitário IDEAU. É professora na Escola de Educação Básica IDEAU - Santa Clara. Atua principalmente nos temas: alfabetização, educação infantil, processos de ensino e aprendizagem, ensino híbrido e tecnologia.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1779592519123658

Published

2023-09-18

How to Cite

ROCHA, B. E.; MENEGAZ, B. .; PORTO, A. B.; TONIAL, C. N. D. Aesthetic dimension and ethical dimension: human formation and contemporary education. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 600–611, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.600-611.2532. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2532. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Ciências Humanas