Aesthetic dimension and ethical dimension
human formation and contemporary education
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.600-611.2532Keywords:
ethics, aesthetics, human formation, educationAbstract
This paper aims to analyze the ethical and aesthetic dimensions in current education, relating the role of the teacher in the conception of human formation. The qualitative nature of the study broadens philosophical and anthropological horizons in a literature review on this theme, having Nadja Hermann as the main theoretical reference according to her contributions in the book: Ética e estética - a relação quase esquecida (2005). Finally, it is clear that the relationship between ethics and aesthetics needs to be resumed in education, as it opens a new perspective to structure educational action not only from the perspective of rational ethics, being necessary to connect the aesthetic and ethical dimensions to understand that both reflect the human condition of each subject on a daily basis since they are part of society and characterize human behavior in the face of different daily actions, whether in the school environment or not.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.