Um estudo à luz da Teoria dos Campos Conceituais envolvendo o uso de materiais concretos em problemas de contagem
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.13.2016.61-78.397Abstract
No ano de 2014, enquanto docente em uma turma regular de ensino médio, ocorreu o ensino das técnicas de contagem com o uso de fórmulas e algoritmos, sendo que os resultados observados mostraram-se insuficientes em termos de aprendizagem e construção dos conceitos matemáticos. Este artigo tem como objetivo relatar um estudo de caso realizado com estudantes do Ensino Médio de uma escola da rede pública de ensino da cidade de Caxias do Sul, no ano de 2015, onde foram utilizados materiais concretos na investigação de problemas. A partir das produções dos estudantes usou-se a Teoria dos Campos Conceituais de Vergnaud para analisar o desenvolvimento dos sujeitos participantes da sequência de atividades. As reflexões a partir da pesquisa mostraram que ao utilizar materiais concretos na investigação de problemas envolvendo contagem além de viabilizar uma construção significativa de conceitos, explicita o papel do estudante enquanto agente ativo no processo de construção dos conceitos matemáticos.Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.