Interferência de desenhos experimentais nos resultados de estudos de indução de resistência conduzidos com trigo

Authors

  • Rafael Dal Bosco Ducatti Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil
  • Siumar Pedro Tironi Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil
  • João Américo Wordell-Filho Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI, Chapecó/SC - Brasil
  • André Luiz Radünz Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil
  • Sergio Miguel Mazaro Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.333-342.3485

Keywords:

Biostimulant, Induction of resistance, Plant-plant communication, VOC interference, Solieria chordalis

Abstract

O uso das defesas naturais das plantas, com induções a partir da utilização de diferentes compostos e estímulos, aumentou significativamente desde a descoberta das vias metabólicas envolvidas na síntese de compostos especializados pelas plantas. Quando induzidas, as plantas liberam compostos orgânicos voláteis (VOCs) na atmosfera que podem atuar como comunicadores e eliciadores de plantas e organismos vizinhos. Esses VOCs podem causar interferências significativas nos resultados obtidos. Para mitigar essas interferências e garantir que os efeitos e resultados observados sejam atribuídos exclusivamente aos tratamentos avaliados, é fundamental realizar ensaios de eliciação vegetal em condições controladas com o uso de barreiras para evitar a troca de VOCs entre tratamentos. Para investigar a possível interferência causada por VOCs foi realizado um estudo comparando dois experimentos: um realizado em campo aberto (delineamento de blocos casualizados – DBC) e outro conduzido em condições controladas (delineamento inteiramente casualizado – DIC) com adaptações. O estudo constatou que, em média, foi observada uma interferência de mais de 22% nos parâmetros avaliados. Isso sugere que a presença de VOCs no ambiente de campo causa uma interferência significativa e afeta a confiabilidade dos resultados.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Rafael Dal Bosco Ducatti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil

Possui formação em curso técnico em agropecuária pela escola La Salle - Xanxerê com estágio agrícola nos EUA por 2,5 anos. Nos EUA atuou nos segmentos de floricultura (Minnesota) e grandes culturas (soja, milho, trigo, sorgo - Oklahoma). Ao retornar ao Brasil iniciou o curso de Agronomia (2011 - 2017) pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). Em 2014 retornou aos EUA para cursar um ano de agronomia pela Universidade Cornell University onde obteve exemplar desempenho, alcançando um GPA de 3,95. Ministrou aulas de inglês por sete anos (2010-2017) pela escola de idiomas Wizard. Em 2021 alcançou seu título de Mestre em Agronomia (linha de pesquisa em produção vegetal (Area de concentração: proteção de plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco. Obteve seu título de doutor em Agronomia com ênfase em produção vegetal (Área de concentração: proteção de plantas) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco em 2024. Atuou e participou de times técnicos e comerciais em grandes multinacionais e empresas voltados ao seguimento de bioestimulação e nutrição vegetal entre 2017 e 2024. Atualmente, é CEO na empresa DUGAN Agribusiness LTDA.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7191703160610163

Siumar Pedro Tironi, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil

Graduado em Agronomia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), possui Mestrado e Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Fitotecnia da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atua na área de Biologia e Manejo de Plantas Daninhas, Culturas Anuais e Impacto Ambiental de Herbicidas. Atualmente é Professor da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Chapecó. Líder do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos em Fitossanidade - NEFIT (desde 2016).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4053817932068844

João Américo Wordell-Filho, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI, Chapecó/SC - Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1995), mestrado em Agronomia pela Universidade de Passo Fundo (1998) e doutorado em Agronomia (Fitopatologia) pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Atualmente é pesquisador da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina S.A - Cepaf. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle químico e alternativos de doenças, resistencia de plantas a doenças e interação patógeno- hospedeiro.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6679233541404051

André Luiz Radünz, Universidade Federal da Fronteira Sul - UFFS, Chapecó/SC - Brasil

Filho de agricultores familiar. Técnico em Agropecuária pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG - UFPel), Pelotas, RS (2004); Possui Graduação em Agronomia pela Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel, na Universidade Federal de Pelotas (FAEM - UFPel), Pelotas, RS (2010); Mestrado em Agronomia pelo programa de Pós-Graduação em Sistemas de Produção Agrícola Familiar da Universidade Federal de Pelotas (SPAF - UFPel), Pelotas, RS (2012), onde foi bolsista CNPq. Especialização em Educação (2013) pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul - RS), bem como especialização técnica em produção e uso de plantas ornamentais e bioativas (2013), também pelo Instituto Federal Sul-Rio-grandense (IFSul - RS). Doutorado em Agronomia pelo programa de Pós-graduação em Agronomia, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel - 2014), onde foi bolsista CNPq. Foi professor substituto e bolsista em pesquisa DTI II (FAPERGS/CAPES) na Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Campus Erechim, RS. Também atuou como professor e coordenador de curso no Instituto de Desenvolvimento Educacional de Passo Fundo (IDEAU). Atualmente é professor Adjunto da UFFS, Campus Chapecó onde atua no curso de agronomia com ênfase em estudos que contemplam aspectos agroclimatologicos dos cultivos, plantas e compostos bioativos e os sistemas de base ecológica, produção e beneficiamento de grãos e sementes, produção orgânica de sementes e tecnologias alternativas para produção de sementes. Criador e líder do grupo de pesquisa do CNPq em Agroecossistemas Sustentáveis (GPAS) até 2022. Criador e lider do grupo de pesquisa Agrometeorologia e produção sustentável de alimentos (Agromets). É membro do comitê editorial da revista Brasileira de extensão (UFFS) e da revista South American Sciences. Atua como co-orientador de mestrado e doutorado. Atualmente coordenador de extensão no curso de agronomia UFFS, Campus Chapecó. Professor Colaborador no programa de pós-graduação em ciência e tecnologia de sementes (PPGCTS) na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3349665124114025

Sergio Miguel Mazaro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR, Curitiba/PR - Brasil

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1996), mestrado em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1998) e doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2007). Professor Titular da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitopatologia - Indução de Resistência em Plantas e Controle Biológico de Patógenos. Atua em três programas de Pós-graduação da UTFPR, sendo o de Agronomia (Pato Branco) no Programa de Pós-graduação em Agroecossistemas (Dois Vizinhos), e Programa de Pós Graduação em Biotecnologia (Ponta Grossa e Dois Vizinhos), orientando a nível de mestrado e doutorado. Nos últimos anos, tem atuado no Manejo Biológico de Doenças da Cultura da Soja, com diversos experimentos em laboratório, casa de vegetação e a campo, com foco em Indução de Resistência e Controle biológico.Palestrante em Biológicos no Manejo de Doenças de Plantas, nos últimos anos ministrou mais de 100 palestras, contemplando os principais grupos do setor do Agronegócio, como as cooperativas COAMO, COPERCITRUS, COAMI, FRISIA, COOPAVEL, COTRIJAL, AGRÁRIA, HOLAMBRA, ANAPA, etc...) e grandes grupos como BOM FUTURO, AMAGI, SLC, SCHEFFER, SEMENTES ADRIANA, ATTO SEMENTES, GAT, SHIMADA, SEKITA etc.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4271660992059925

Published

2024-05-21

How to Cite

DUCATTI, R. D. B.; TIRONI, S. P.; WORDELL-FILHO, J. A. .; RADÜNZ, A. L.; MAZARO, S. M. Interferência de desenhos experimentais nos resultados de estudos de indução de resistência conduzidos com trigo. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 333–342, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.333-342.3485. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3485. Acesso em: 26 jun. 2024.

Issue

Section

Ciências Agrárias

Most read articles by the same author(s)