Desafio docente: era (digital) da informatização
Keywords:
Tecnologia, sociedade, educação, desafiosAbstract
Reconhecer que o avanço tecnológico influenciou a maneira de viver da sociedade, proporcionando facilidades no cotidiano, encaminha para a concepção de que a educação seguiu o mesmo percurso. Com base em pesquisas teóricas, apresentadas na primeira parte deste trabalho, reconhece-se o quanto a tecnologia está presente no cotidiano da sociedade e como a informatização ganhou significado nas escolas. No decorrer dos escritos, verifica-se o quanto esse avanço tecnológico desafia a educação em diferentes instâncias. Tais desafios são elencados na pesquisa prática, realizada na Escola São Miguel, na palavra de educadores, aqueles que se fazem responsáveis por construir a ponte entre o educando e o conhecimento. Chega-se à conclusão de que muitos são os desafios, cabe ao educador tentar vencê-los em prol de uma educação justa e democrática.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.