Estudar e aprender no ensino remoto em contexto de pandemia

percepções de estudantes de uma instituição do norte do Brasil

Autores

  • Angélica Ribeiro Araújo Leonídio Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) - Campus Urutaí
  • Guilherme de Andrade Ruela Universidade Federal de Juiz de Fora - Campus Avançado Governador Valadares
  • Dandara Lorrayne do Nascimento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG) - Campus Arcos

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.374-386.2525

Resumo

O objetivo deste estudo foi avaliar a experiência de estudantes de cursos técnicos integrados ao ensino médio acerca do ensino remoto, estabelecido desde o início da pandemia do novo coronavírus, no ano de 2020. Trata-se de um estudo descritivo, transversal, realizado com alunos e egressos dos cursos de Técnico em Segurança do Trabalho e Técnico em Alimentos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO, Campus Jaru. A coleta de dados foi realizada a partir de um formulário eletrônico com 14 questões destinado à 296 estudantes, dos quais 123 participaram voluntariamente e os dados foram analisados de forma quantitativa, com as frequências absoluta e relativa. Por meio dos resultados, observou-se que a maior parte dos alunos, mesmo classificando a qualidade do ensino remoto como “boa”, considera imprescindível a presença física do professor em seu aprendizado, preferindo o ensino presencial. Também se verificou que a maioria dos entrevistados não se considerou plenamente preparado para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) devido a dificuldades apresentadas durante o ensino à distância. Conclui-se que não só as escolas, mas toda a sociedade deve buscar meios para lidar com a crise sanitária com resiliência e a mesmo tempo prezar por uma educação de qualidade frente aos desafios e incertezas.

Palavras-chave: Educação; ensino médio; tecnologias educacionais; ensino técnico; COVID-19; ensino remoto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2022-05-30

Como Citar

LEONÍDIO, A. R. A. .; RUELA, G. de A.; NASCIMENTO, D. L. do. Estudar e aprender no ensino remoto em contexto de pandemia: percepções de estudantes de uma instituição do norte do Brasil . Revista Thema, Pelotas, v. 21, n. 2, p. 374–386, 2022. DOI: 10.15536/thema.V21.2022.374-386.2525. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/2525. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas