Estudar e aprender no ensino remoto em contexto de pandemia
percepções de estudantes de uma instituição do norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.V21.2022.374-386.2525Abstract
The aim of this study was to evaluate the experience of students from technical courses integrated into high school about remote education, established since the beginning of the new coronavirus pandemic, in 2020. The study was carried out with students and graduates of Technician courses in Occupational Safety and Food Technician at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rondônia (IFRO) – Campus Jaru. Data collection was performed using an electronic form with 13 closed questions for 296 students. Through the results, it was observed that most students, even classifying the quality of remote education as "good", consider the essential of the physical presence of the teacher in their learning, preferring classroom teaching. It was also found that most interviewees did not consider themselves fully prepared for the National Secondary Education Examination (ENEM) due to difficulties presented during distance learning. It is concluded that not only schools, but society as a whole, must seek ways to deal with the health crisis with resilience and, at the same time, strive for quality education in the face of challenges and uncertainties.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.