O Uso de Metodologias Ativas para (Re)Significar Conhecimentos na Disciplina Redes de Computadores:

Um Estudo de Caso no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas

Autores

  • Rodrigo da Cruz Casalinho Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Maria Isabel Giusti Moreira Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3848

Palavras-chave:

Infraestrutura de Redes, Estudo de Caso, Aprendizagem por Problemas

Resumo

A disciplina de Redes de Computadores é crucial na era atual, na qual a conectividade e a troca de informações são essenciais. Este artigo buscou (re)significar o conhecimento dos alunos na disciplina de Redes de Computadores por meio de metodologias ativas, desenvolvendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) baseada em Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa, qualitativa e de estudo de caso, envolveu alunos do 4º semestre de um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, e a análise dos dados foi conduzida de acordo com o método proposto por Yin (2015), que consiste em cinco fases não necessariamente sequenciais: compilação dos dados coletados, desagregação em fragmentos menores (categorizados ou não), reagrupamento em categorias, interpretação das categorias em forma de narrativa e conclusão. Os resultados indicam que a UEPS enriquece a disciplina, alinhando-se com as experiências e expectativas dos alunos, preparando-os melhor para os desafios práticos da área e promovendo maior engajamento e eficácia no aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodrigo da Cruz Casalinho, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - RS (2009). Atualmente é professor de informática aplicada do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-Rio-Grandense. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação

Maria Isabel Giusti Moreira, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pelotas (2004) e mestrado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é doutorando em Ciência da Computação pela Universidade do Rio Grande do Sul. Atuou como professora substituta do Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça (CAVG) nos anos de 2007 a 2009, como pesquisadora I - professora conteudista do Sistema Universidade Aberta do Brasil (2009) e do Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (2009 até 2012). Atualmente é professora efetiva de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal Sul-rio-grandense, Câmpus Pelotas - Visconde de Graça e atua Coordenadora Adjunta da Rede e-Tec Brasil no IFSUL.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal Sul-rio-grandense - IFSul

Doutor em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande - FURG, Mestre em Educação em Ciências (FURG), Especialista em Planejamento e Administração em Informática pela Universidade Católica de Pelotas - UCPEL, Especialista em Educação a Distância com habilitação em Tecnologias Educacionais pelo Instituto Federal do Paraná - IFPR, Graduado em Tecnologia em Processamento de Dados (UCPEL) com Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica de Docentes pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense - IFSul. Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico no IFSul, lotado no Campus Visconde da Graça - CAVG. Professor e pesquisador na educação profissional a distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Tecnologias na Educação. Desenvolve e orienta projetos de pesquisa em aprendizagem ativa e significativa, com ênfase no Ensino Híbrido e Metodologias Ativas apoiadas por tecnologias digitais.

Downloads

Publicado

2025-10-12

Como Citar

CASALINHO, R. da C.; MOREIRA, M. I. G.; BROD, F. A. T. O Uso de Metodologias Ativas para (Re)Significar Conhecimentos na Disciplina Redes de Computadores: : Um Estudo de Caso no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–17, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3848. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3848. Acesso em: 14 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)