O Uso de Metodologias Ativas para (Re)Significar Conhecimentos na Disciplina Redes de Computadores:
Um Estudo de Caso no Curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas
DOI:
https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3848Palavras-chave:
Infraestrutura de Redes, Estudo de Caso, Aprendizagem por ProblemasResumo
A disciplina de Redes de Computadores é crucial na era atual, na qual a conectividade e a troca de informações são essenciais. Este artigo buscou (re)significar o conhecimento dos alunos na disciplina de Redes de Computadores por meio de metodologias ativas, desenvolvendo uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) baseada em Aprendizagem Baseada em Problemas. A pesquisa, qualitativa e de estudo de caso, envolveu alunos do 4º semestre de um curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas. Para a coleta de dados, foi aplicado um questionário, e a análise dos dados foi conduzida de acordo com o método proposto por Yin (2015), que consiste em cinco fases não necessariamente sequenciais: compilação dos dados coletados, desagregação em fragmentos menores (categorizados ou não), reagrupamento em categorias, interpretação das categorias em forma de narrativa e conclusão. Os resultados indicam que a UEPS enriquece a disciplina, alinhando-se com as experiências e expectativas dos alunos, preparando-os melhor para os desafios práticos da área e promovendo maior engajamento e eficácia no aprendizado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.