Hidroterapia e o Lúdico: Reflexões de acadêmicos e profissionais de fisioterapia no DSC

Autores

  • Maria Bethânia Tomaschewski Bueno
  • Fernando Augusto Treptow Brod Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Visconde da Graça.
  • Tatiane Barcellos Corrêa Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.1104-1114.916

Palavras-chave:

Lúdico, Saúde, Fisioterapia.

Resumo

A hidroterapia é um recurso terapêutico realizado dentro de uma piscina, aonde o fisioterapeuta e o paciente, mantém uma interação em prol da saúde desse paciente. A reflexão desta pesquisa baseia-se na inquietação do exercício do lúdico na área da saúde, com a problematização de como profissionais e acadêmicos de fisioterapia percebem o lúdico em suas práticas junto aos alunos com necessidades educacionais especiais e se é praticado ou não o mesmo por esses sujeitos nos atendimentos, na modalidade de hidroterapia. A metodologia utilizada foi a de abordagem qualitativa, com a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), no ano de 2017, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Pelotas, RS, Brasil. Os resultados evidenciaram a percepção e o entendimento de proporcionar a utilização do lúdico em suas práticas, como o lúdico torna-se uma ferramenta, utilizada em conjunto com as técnicas fisioterapêuticas, para a obtenção de resultados eficazes em prol da saúde dos pacientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Bethânia Tomaschewski Bueno

Acadêmica do curso de Graduação em Fisioterapia, na Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS.

Fernando Augusto Treptow Brod, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Visconde da Graça.

Doutorado em Educação em Ciências;

Docente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense Campus Visconde da Graça.

Tatiane Barcellos Corrêa, Faculdade Anhanguera, Pelotas, RS.

Fisioterapeuta, Especializada em Traumato-ortopedia com ênfase em Terapia Manual e Postural, Especializada em Didática e Metodologia do Ensino Superior, Especializada em Neurofuncional, Especializada em Dermato Funcional, Docente na Faculdade Anhanguera de Pelotas, RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2018-08-14

Como Citar

BUENO, M. B. T.; BROD, F. A. T.; CORRÊA, T. B. Hidroterapia e o Lúdico: Reflexões de acadêmicos e profissionais de fisioterapia no DSC. Revista Thema, Pelotas, v. 15, n. 3, p. 1104–1114, 2018. DOI: 10.15536/thema.15.2018.1104-1114.916. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/916. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)