Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da Educação Profissional a Distância
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.264-283.548Palavras-chave:
Sistemas Multiagentes, Modelos Organizacionais, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a DistânciaResumo
Na Educação a Distância (EaD) apoiada pelas tecnologias digitais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares constituídos por interfaces que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem por meio da Internet. Observa-se, no entanto, que os diferentes AVAs existentes possuem recursos e ferramentas voltados ao processo educativo, não contemplando, porém, aspectos relativos à gestão na EaD. Este trabalho apresenta um estudo de caso ao implementar suporte à gestão no AVA MOODLE, possibilitando a incorporação de leis e normas que regem a EaD de um Instituto Federal (IF) por meio de Inteligência Artificial (IA) em sua customização a partir de Sistemas Multiagentes (SMA).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Thema, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Thema é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.