Ambiente Virtual de Aprendizagem Orientado à Legislação: Um Estudo de Caso na Gestão da Educação Profissional a Distância
DOI:
https://doi.org/10.15536/thema.14.2017.264-283.548Keywords:
Sistemas Multiagentes, Modelos Organizacionais, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Educação a DistânciaAbstract
Na Educação a Distância (EaD) apoiada pelas tecnologias digitais, os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) são softwares constituídos por interfaces que favorecem o processo de ensino e de aprendizagem por meio da Internet. Observa-se, no entanto, que os diferentes AVAs existentes possuem recursos e ferramentas voltados ao processo educativo, não contemplando, porém, aspectos relativos à gestão na EaD. Este trabalho apresenta um estudo de caso ao implementar suporte à gestão no AVA MOODLE, possibilitando a incorporação de leis e normas que regem a EaD de um Instituto Federal (IF) por meio de Inteligência Artificial (IA) em sua customização a partir de Sistemas Multiagentes (SMA).
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