O ALIMENTO ATRAVÉS DA HISTÓRIA: BREVE RESGATE DE RITOS E SABORES

Autores

  • Camargo Pompeo Vinha UNESP RIO CLARO SP

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.12.2015.56-67.264

Palavras-chave:

Educação, cultura, história,

Resumo

RESUMO: O texto que trazemos constitui um banquete de ideias que se oferecem à reflexão a respeito do alimento e de seus usos historicamente situados. Partindo de uma investigação historiográfica entendemos que os hábitos alimentares situam-se no campo da cultura e não são universais e, assim como o alimento, inserem-se na história como objeto cultural. Observamos que os modos e escolhas referentes à alimentação refletem as relações sociais culturalmente criadas para além da finalidade de saciar a fome e se expandem para sentidos culturalmente construídos. Esperamos com o texto trazer uma perspectiva sobre o tema do  alimento na história que caminhe no sentido do seu entendimento não como simples fruto da terra mas, em função dos modelos produtivos de que dispomos, como elemento portador de ideologias e de visões de mundo.

Palavras-chave: História; cultura; alimento; sabor. 

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Biografia do Autor

Camargo Pompeo Vinha, UNESP RIO CLARO SP

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
(2004).  Pós Graduação em nível de especialização na área de Educação, denominado
Filosofia e Ensino de Filosofia pelo centro Universitário Claretiano e Mestre em Educação, pela
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2013). Atualmente  professora de Educação
Fundamental na Prefeitura Municipal de Rio Claro e integrante do grupo de estudos e pesquisa
HIIFEM - UNICAMP e História, Ficção e Literatura UNESP. Aluna especial de Doutorado em 2014- Unesp Rio Claro.

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Publicado

2016-04-12

Como Citar

VINHA, C. P. O ALIMENTO ATRAVÉS DA HISTÓRIA: BREVE RESGATE DE RITOS E SABORES. Revista Thema, Pelotas, v. 12, n. 2, p. 56–67, 2016. DOI: 10.15536/thema.12.2015.56-67.264. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/264. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas

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