Perfil, concepções e práticas de professores de Sociologia na região da 16ª CRE/RS

um estudo exploratório

Autores

  • Jonathan Henriques do Amaral Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil
  • Robert Reiziger de Melo Rodrigues Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil
  • Bianca Lazzaretti Motta Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil
  • Janine Bendorovicz Trevisan Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves/RS – Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V22.2023.584-599.3057

Palavras-chave:

ensino de Sociologia, ensino médio, formação de professores

Resumo

Embora a Sociologia não constitua mais uma disciplina obrigatória no currículo do ensino médio, a Base Nacional Comum Curricular menciona a necessidade de abordar conteúdos relacionados à área. Já nas escolas estaduais do Rio Grande do Sul, a oferta da Sociologia segue obrigatória no currículo do segundo ano. Contudo, o Censo da Educação Básica indica que a maioria das turmas de nível médio no Brasil não conta com professores licenciados em Sociologia ou Ciências Sociais. Assim, realizamos um estudo exploratório sobre o ensino de Sociologia em escolas da região de abrangência da 16ª Coordenadoria Regional de Educação do Rio Grande do Sul, cuja sede é localizada em Bento Gonçalves. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário virtual a docentes da disciplina, de modo a delinear seu perfil sociodemográfico e profissional, além de conhecer aspectos ligados à sua prática de ensino. O questionário teve a participação de 13 professores, dos quais a maioria atua na rede estadual e leciona em mais de uma escola. Onze respondentes ministram mais de um componente curricular e apenas três são licenciados na área, predominando professores graduados em História.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jonathan Henriques do Amaral, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, com mestrado e doutorado em Educação pela mesma universidade. Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atua como professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (campus Bento Gonçalves).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7983415187059506

Robert Reiziger de Melo Rodrigues, Instituto Federal do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil

Graduado em Licenciatura em Letras, com habilitação em Língua Portuguesa e suas Literaturas, pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS Campus Bento Gonçalves). Atualmente, é professor das redes municipal e estadual de ensino, e desenvolve projetos culturais relacionados à formação de leitores através da Secretaria Municipal de Cultura do município de Bento Gonçalves.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/7914405164659508

Bianca Lazzaretti Motta, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS, Bento Gonçalves/RS - Brasil

Aluna do Curso Técnico em Informática para Internet integrado ao ensino médio no IFRS – campus Bento Gonçalves. Bolsista CNPq.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9729921504402200 

Janine Bendorovicz Trevisan, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – IFRS, Bento Gonçalves/RS – Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora do IFRS – Campus Bento Gonçalves.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8790322798894800 

Downloads

Publicado

2023-09-15

Como Citar

AMARAL, J. H. do; RODRIGUES, R. R. de M.; MOTTA, B. L.; TREVISAN, J. B. Perfil, concepções e práticas de professores de Sociologia na região da 16ª CRE/RS: um estudo exploratório. Revista Thema, Pelotas, v. 22, n. 2, p. 584–599, 2023. DOI: 10.15536/thema.V22.2023.584-599.3057. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3057. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas