Educação ambiental no campo

um estudo bibliométrico da literatura científica global

Autores

  • Sindineia Rosa de Oliveira Instituição de vínculo: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Évelin Taisa Borba dos Santos Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Keila Lilian Silva Sales Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Anderson R. Sousa Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT
  • Wagner Gervazio Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP
  • Anderson de Souza Gallo Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
  • Oscar Mitsuo Yamashita Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

DOI:

https://doi.org/10.15536/revistathema.24.2025.3921

Palavras-chave:

Educação do campo, Bibliometria, Agricultura Familiar

Resumo

A educação ambiental é uma disciplina bem estabelecida que enfatiza a relação dos homens com o ambiente natural. Este estudo teve por objetivo, analisar as publicações dos últimos 20 anos sobre educação ambiental no campo, através da análise bibliométrica. A pesquisa foi desenvolvida a partir da aplicação do procedimento metodológico bibliométrico, na plataforma da Web of Science. A busca pelas palavras-chave nos remeteu um total de 142 publicações no período de 2002 – 2022. Encontramos 10 áreas de pesquisa mais abordadas pela temática em estudo. Os artigos recuperados foram publicados em mais de 160 periódicos. O país com maior representatividade no percentual de publicações foi o Brasil, com 20 registros. A análise de redes de coocorrência de palavras-chave apresentou 7 clusters. O estudo revelou que as pesquisas relacionadas à educação ambiental no campo ainda são escassas e requerem uma nova abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sindineia Rosa de Oliveira, Instituição de vínculo: Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Direito pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2022), Normal Superior pela Faculdade Educacional da Lapa (2009) e Letras - Português e Inglês - Faculdades Integradas de Naviraí (1996), Mestranda do Programa de Pós Graduação Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos pela Universidade do Estado de Mato Grosso(2024), Professora da rede pública municipal de ensino de Alta Floresta/MT, desde 1997 até momento atual, onde atuou como professora e gestora escolar na Escola Estadual Ouro Verde, Escola Municipal Paulo Pires Pereira, como coordenadora Pedagógica na Escola Municipal Paulo Pires Pereira , Escola Municipal Arte de Aprender, como Assessora Pedagógica da Educação Infantil na Secretaria Municipal de Educação de Alta Floresta/MT, exerce a função de Assessoramento Pedagógico do Conselho Municipal de Educação de Alta Floresta/MT.

Évelin Taisa Borba dos Santos, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Graduada em Ciências Biológicas - UNEMAT (2014-1). Especialista em Gestão de Recursos Humanos e Meio Ambiente - Faculdade Única de Ipatinga. Discente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônico (PPGBioAgro) pela UNEMAT/AF.

Keila Lilian Silva Sales, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Mestre em Biodiversidade e Agrossistemas Amazônicos pela UNEMAT, programa PPGBioAgro/AFL. Formada em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso (CUR/2003) e Direito pela Faculdade de Direito de Alta Floresta/ MT (FADAF/2021). Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Especialização em Educação Infantil. MBA: Em Coaching e Liderança. Atuei como Psicopedagoga Clínica, por vários anos. Desde 2011 sou Servidora Pública concursada na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso (SEDUC/MT). Participei da elaboração e implementação do Projeto Sala de Recursos Multifuncional (AEE) na Escola Estadual Lucas Pacheco de Camargo/ Rondonópolis/MT, no ano de 2011. Ministro palestras para pais, estudantes e educadores. Atuei como Diretora Sênior liderando uma equipe em uma empresa multinacional por mais de 5 anos. Trabalhei em projeto colaborativo com SRM/AEE e fui conselheira no Conselho Municipal de Educação (CME) de Alta Floresta - MT, até a ano de 2024. Sou Advogada devidamente inscrita na OAB

Anderson R. Sousa, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira (2012). É Bacharel e Licenciado no Curso de Ciências Sociais da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia Rural. trabalha desde 2012 para a Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso atuando como professor da área de Ciências Humanas, Linguagem e Ciências da Natureza. foi Professor de Introdução a filosofia no Curso de Filosofia da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT, Participa da discussão e construção da identidade da escola do campo na região do Araguaia e principalmente sobre a grande evasão de alunos da Educação de Jovens e Adultos, área de sua pesquisa monográfica. Pós-Graduado em História e Cultura Afro-brasileira, pela Universidade Cândido Mendes - RJ.

Wagner Gervazio, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP

Atualmente, sou pesquisador no Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na Faculdade de Engenharia Agrícola (FEAGRI). Recentemente, concluí um pós-doutorado na UFSCar, no Departamento de Desenvolvimento Rural, com apoio da FAPESP (2024/01). Sou Doutor em Engenharia Agrícola pela FEAGRI/UNICAMP, com ênfase em "Gestão de Sistemas na Agricultura e Desenvolvimento Rural" e com linha de pesquisa focada em "Estudos Socioeconômicos e Ambientais" (2019), tendo sido bolsista do CNPq. Durante meu doutorado, também realizei um período sanduíche na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), em Morélia (2018).Sou Mestre em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (2015) e graduado em Agronomia pela UNEMAT - Universidade do Estado de Mato Grosso (2007).Minha experiência abrange diversas áreas, incluindo Desenvolvimento Rural, Comunicação e Extensão Rural, Agroecologia, Economia e Administração Rural, Pesquisa Participativa, Políticas Públicas e Resiliência de Sistemas Socioecológicos. Sou amazônida e filho de agricultores familiares aposentados.

Anderson de Souza Gallo, Universidade Federal de São Carlos - UFSCar

Possui graduação em Agroecologia pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), mestrado em Agroecologia e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e doutorado em Agronomia (Ciência do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Tem experiência e desenvolve trabalhos relacionados à avaliação e perícia de conformidade agroecológica, indicadores de sustentabilidade, bioindicadores de qualidade do solo, consórcio de culturas, dinâmica das formas de fósforo no solo, adubação verde e plantio direto.

Oscar Mitsuo Yamashita, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT

Professor Associado da Universidade do Estado de Mato Grosso "Carlos Alberto Reyes Maldonado" - UNEMAT. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1997), mestrado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2004) e doutorado em Agricultura Tropical pela Universidade Federal de Mato Grosso (2009). Ministra disciplinas no curso de graduação em Agronomia e na pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos, como professor permanente. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia, Sistemas Agrícolas, Matologia, Tecnologia de Sementes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas agrícolas, produção vegetal, plantas daninhas, fisiologia da germinação. Atualmente está como vice-coordenador do Programa de Pós-graduação em Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos (PPGBioAgro) 2024-2026.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

DE OLIVEIRA, S. R. .; DOS SANTOS, Évelin T. B. .; SALES, K. L. S. .; SOUSA, A. R.; GERVAZIO, W.; GALLO, A. de S.; YAMASHITA, O. M. . Educação ambiental no campo: um estudo bibliométrico da literatura científica global . Revista Thema, Pelotas, v. 24, n. 2, p. 1–13, 2025. DOI: 10.15536/revistathema.24.2025.3921. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3921. Acesso em: 8 out. 2025.

Edição

Seção

Ciências Humanas