Números de Narayana e a sequência (generalizada) de Narayana

aspectos históricos, epistemológicos e matemáticos

Autores

  • Francisco Regis Vieira Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza/CE - Brasil
  • Paula Maria Machado Cruz Catarino Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real – Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.15536/thema.V23.2024.575-592.3177

Palavras-chave:

Números de Narayana, Sequência Generalizada de Narayana, Historia e Epistemologia

Resumo

O presente trabalho aborda elementos de ordem histórica, epistemológica e matemática relacionados com os números de Narayana e a Sequência de Narayana. Ambas noções possuem raízes históricas condicionadas por um ponto de vista indiano de particular cultura matemática. Dessa forma, a partir de uma devida indicação de determinados fundamentos religiosos que, em maior ou em menor substancia, influenciam a produção de conhecimento e a sistematização das ideias matemáticas, o trabalho distingue a contribuição de dois matemáticos indianos Narayana Pandit (1340 - 1400) e Tadepalli Venkata Narayana (1930 - 1987) que contribuíram para a evolução de ambas as noções matemáticas e que, hodiernamente, podem ser vislumbradas pelo interesse de pesquisas atuais. Finalmente, o trabalho busca transmitir, de certa forma, os elementos evolutivos e da generalização de propriedades que confirmam um viés irrefreável evolutivo do conhecimento matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisco Regis Vieira Alves, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, Fortaleza/CE - Brasil

Possui graduação em Bacharelado em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1998), graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (1997), mestrado em Matemática Pura pela Universidade Federal do Ceará (2001) e mestrado em Educação, com ênfase em Educação Matemática, pela Universidade Federal do Ceará (2002). Doutorado com ênfase no ensino de Matemática (UFC - 2011). Atualmente é professor do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará / CE - 40h/a com DE, do curso de Licenciatura em Matemática. Tem experiência na área de Matemática e atuando principalmente nos seguintes temas: Didática da matemática, História da Matemática, Análise Real, Filosofia da Matemática e Tecnologias aplicadas ao ensino de matemática para o nível superior. Com pesquisa voltada ao ensino de Cálculo I, II, III, Análise Complexa, EDO, Teoria dos Números. E na Universidade Aberta do Brasil, com o ensino a distância de Matemática. Desenvolve pesquisa direcionada para o ensino do Cálculo a Várias Variáveis e sua transição interna. Atua também no Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática (ENCIMA) - UFC. Revisor e parecerista ad hoc dos seguintes periódicos: Vydya Educação, Sinergia - IFSP, Rencima - Revista de Ensino de Ciências e Matemática, Revista do Instituto Geogebra de São Paulo, Tear - Revista de Educação, Ciência e Tecnologia, Boletim Online de Educação Matemática - BoEM e revista REMAT: Revista Eletrônica da Matemática. Comitê editorial do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM) e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - PGECM/IFCE (acadêmico). Membro do Consenho Científico da revista ForSCience - IFMG. Docente do Mestrado Profissional em Educação Tecnológica - PÓLO FORTALEZA/IFCE.

Curriculum Lattes: http://lattes.cnpq.br/3288513376230522

Paula Maria Machado Cruz Catarino, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - UTAD, Vila Real – Portugal.

Has a PhD in Mathematics. Associate Professor with Aggregation at the Department of Mathematics at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). Researcher at the Research Center CMAT-UTAD- CMAT Pole of the University of Minho and also Researcher at the Research Center CIDTFF - Research Center “Didactics and Technology in Trainer Training. Author of several scientific articles published in international peer-reviewed journals.

ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6917-5093

Downloads

Publicado

2024-08-16

Como Citar

ALVES, F. R. V.; CATARINO, P. M. M. C. Números de Narayana e a sequência (generalizada) de Narayana: aspectos históricos, epistemológicos e matemáticos. Revista Thema, Pelotas, v. 23, n. 2, p. 575–592, 2024. DOI: 10.15536/thema.V23.2024.575-592.3177. Disponível em: https://periodicos.ifsul.edu.br/index.php/thema/article/view/3177. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>