HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA: UMA PROPOSTA DE MANEJO SUSTENTÁVEL
DOI:
https://doi.org/10.15536/reducarmais.0.2015.%25p.714Resumo
A agricultura convencional destaca-se como uma das atividades mais impactantes ao meio ambiente. O presente trabalho conta com pesquisa bibliográfica de campo sobre técnicas sustentáveis utilizadas na produção de hortaliças, com a intenção de aplicá-las na Horta da Escola Estadual Deputado Adão Pretto. Iniciou-se com a análise, adubação e manejo do solo, em seguida plantio de hortaliças, através do estudo da época de plantio, das especificidades e com a valorização da cultura e do saber da comunidade local. A partir da interação com a comunidade, resgatou-se técnicas milenares e de princípios ecológicos: calendário lunar, armadilhas construídas em materiais recicláveis, utilização de plantas com função de controle biológico e estudo sobre plantas companheiras, antagônicas e indicadoras. Realizou-se o plantio e a colheita de hortaliças, sendo acrescentadas à merenda da escola. Todo o projeto foca na produção orgânica e na aproximação com a ecologia, com respeito ao conhecimento e à vida. Durante a V Feira Regional de Ciências, Matemática e Mais Saberes, os alunos utilizarão, para a apresentação, cartazes, banners, amostras do solo da horta da escola (com destaque para os horizontes), amostra das armadilhas ecológicas desenvolvidas e relatório com fotografia do trabalho realizado pelos autores do projeto com crianças das escolas municipais que integram a comunidade escolar, visando difundir os princípios da agricultura orgânica e de base ecológica.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE: Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pela Revista Educar Mais, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
O autor responsável pela submissão representa todos os autores do trabalho e, ao enviar o artigo para a revista, está garantindo que tem a permissão de todos para fazê-lo. Da mesma forma, assegura que o artigo não viola direitos autorais e que não há plágio no trabalho. A revista não se responsabiliza pelas opiniões emitidas.
A Revista Educar Mais é de acesso aberto (Open Access), sem que haja a necessidade de pagamentos de taxas, seja para submissão ou processamento dos artigos. A revista adota a definição da Budapest Open Access Initiative (BOAI), ou seja, os usuários possuem o direito de ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, buscar e fazer links diretos para os textos completos dos artigos nela publicados.
Todos os artigos são publicados com a licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional. Os autores mantém os direitos autorais sobre suas produções, devendo ser contatados diretamente se houver interesse em uso comercial dos trabalhos.